Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de março de 2010

Antonio Alves do Sanharol - Reprise


João do Sapo do Sanharol tinha uma vazante de capim de planta na Lagoa do Ronca, guardada a sete chaves, para colocar aqueles animais em estado de maior carência, nas épocas de pouco pasto.

Panqueca, a jumentinha de António Alves vivia dentro da vazante. Não havia cerca que a segurasse. João do Sapo combinou com António Alves de levar a Panqueca para a fazenda do Assaré prometendo trazer de volta no final do inverno. Na hora da partida de Panqueca, o Picoroto seguia montado no meio da cargo dos mantimentos servindo de guia. A seguir o rebanho bovino e por ultimo os vaqueiros Zé Dourado e Zuca Cunha puxando Panqueca pelo cabresto. Na passagem pela casa do António Alves, depois de observar a cena, o António metrificou:
-
Eu vou simbora, pru Assaré,
Só tenho pena de Antõe de meu tio Zé.
Cutucando com o badoque, oxente, oxente.
Pra me levar pra barreira, oxente, oxente.
-
Antõe de meu tio Zé, ou António de Zé André do Roçado Dentro costumava levar Panqueca pra barreira.
Morais

2 comentários:

  1. Nas decadas de 40 e 50 Antonio Alves e Antonio de Ze André do Roçado Dentro marcaram o Sanharol pelo humor irreverente. A historia não tem lá essa graça toda, mas resgata um tempo e uns personagens que deixaram uma historia de humildade, e grandes exemplos de resignação.

    ResponderExcluir
  2. Por diversas vezes ouvi meu pai contar esse episódio. História muito parecida com as do saudoso Antonio Alves, casado co Dona Zefinha que fazia varanda e eu gostava de mexer nos birôs com vista a ser chamado a atenção.
    Morais, você parece ter uma enciclopédia de fatos históricos de nossa comunidade Sanhorol, parabéns pela retrospectiva que me fez lembra muito meu pai.

    ResponderExcluir