Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 29 de março de 2010

Antonio Morais vai falar de seu conterrâneo Zé Clementino, no COMPOSITORES DO BRASIL

Antonio Morais, José Clementino e Pedro de Souza

Por Zé Nilton

Antonio Alves de Morais, folclorista nato, contador de histórias, bom de prosa, alegre e loquaz, como todo bom varzealegrense estará nesta quinta, no COMPOSITORES DO BRASIL, pela Rádio Educadora, às 14 horas, falando do grande compositor brasileiro José Clementino.

Todos sabem da importância de Zé Clementino para a música nordestina. Mais ainda: Foi ele quem ajudou a reabilitar o velho Luís Gonzaga, acometido de um ostracismo forçado pelas novas ondas da mídia e da indústria fonográfica.

Pois foi justamente o famoso Zé Clementino que, em pleno embalo do iê, iê, iê, com toda aquele barulho dos cabeludos, estimula corajosamente a inclusão de uma música no LP de Gonzagão,em 1967, que veio a ser o carro chefe do disco, e serviu de contraponto para a visibilidade cultural do “Brasil de baixo”.

Xote dos Cabeludos

Composição: José Clementino e Luiz Gonzaga

Cabra do cabelo grande
Cinturinha de pilão
Calça justa bem cintada
Custeleta bem fechada
Salto alto, fivelão
Cabra que usa pulseira
No pescoço medalhão
Cabra com esse jeitinho
No sertão de meu padrinho
Cabra assim não tem vez não.
No sertão de cabra macho
que brigou com Lampião
brigou contra Silvino
quem enfrenta batalhão
amansa burro bravo
pega cobra com a mão
trabalha sol a sol
de noite vai pro sermão
rezar pra Padre Ciço
falar com Frei Damião
No sertão de gente assim
No sertão de gente assim
Cabeludo tem vez não...

Com a companhia graciosa de Morais sem dúvida faremos um programa inesquecível.

Ouça pela Rádio Educadora, 1020, com transmissão em tempo real pelo blog:
www. cratinho. Blogspot.com

2 comentários:

  1. Prezado Zenilton.

    Inicialmente agradeço pelo convite para participar do seu programa Compositores do Brasil, justamente no dia em que voce homenageia o meu conterraneo Jose Clementino do Nascimento, o moço que veio do Juazeirinho, do Canindezinho, de Varzea-Alegre para o Brasil.

    O Zé, Como nenhum outro, levou a musica nordestina pelo mundo a fora. Com mais de 200 composições, entre elas, a mais importante, na minha avaliação: O hino oficial de Varzea-Alegre. Orgulho-me em participar do programa e tratarei de imformar ao publico detalhes do grande compositor que ainda não são do seu conhecimento.

    Abraços e muito obrigado.

    Antonio Mora

    ResponderExcluir
  2. Não estou conseguindo ouvir a radio Crato. Acesso o site mas não anda... Alguém pode me ajudar a fazer uma mágica, acessar e ouvir a radio cratinho? Obrigada!

    ResponderExcluir