Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de março de 2010

ASSEMBLÉIA HOMENAGEIA SEMINÁRIO S. JOSÉ

Postado por Zé Nilton

Seminário do Crato recebe homenagem da AL pelos seus 135 anos de fundação

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em conjunto com o Fórum Permanente pela Educação da Assembleia Legislativa prestou homenagem, na tarde desta terça-feira (02/03), ao Seminário São José do Crato, pelos 135 anos de sua fundação. A iniciativa foi do deputado Professor Teodoro (PSDB). “O Seminário mostra a preocupação da igreja com a boa formação dos jovens", afirmou o parlamentar.

Professor Teodoro lembrou ainda que até hoje o Seminário continua participando da educação, promovendo cursos superiores de Filosofia e Teologia, contribuindo assim para a formação pessoal e profissional da população do Cariri.

O Seminário do Crato foi criado em caráter transitório pelo Bispo Dom Antônio Luiz dos Santos em março de 1875. Após 10 anos fechado, em 1909 passou a funcionar no Colégio São José, com direção do padre Pedro Esmeraldo da Silva.

Durante a solenidade o desembargador Francisco Suenon Bastos, falou da sua passagem pelo Seminário, entre 1957 e 1960. Ele explicou que estudando na instituição aprendeu a tratar as pessoas reconhecendo-as como cidadãs e fez amizades fraternais que ainda hoje mantém contato. "Tenho o Cariri como minha terra, muito embora não tenha nascido lá, mas foi lá que alimentei e formei em mim os fundamentos humanistas", afirmou.

O desembargador Celso Albuquerque de Macêdo leu um texto que denominou "aula da saudade", lembrando a sua ida para o Seminário e a rígida disciplina que era imposta aos alunos. Já o desembargador José Eduardo Machado de Almeida, afirmou que trouxe o estudo do Seminário para o vestibular de Direito, para a sua especialização e para toda a sua vida. "Ainda hoje trago o que aprendi no Seminário São José do Crato e aplico na minha vida", concluiu.

O desembargador Lincon Araújo, expressou o orgulho de ter passado pelo Seminário São José e disse ter consciência de que foi nesta época que formou sua moral. Por sua vez, o Dr. João de Aquino Lima Verde, disse que sempre que lembra do Seminário, vêm à mente muitas lições que deveriam estar presentes nas disciplinas escolares ainda hoje. "O Seminário São José do Crato ensina como assumir a postura de estudo e o Brasil deveria assumir essa postura", sugeriu.

Também esteve presente o padre Francisco Ivan de Souza, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o professor da Universidade Regional do Cariri, José Nilton Figueiredo.
GM/LF


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

7 comentários:

  1. Professor Zenilto. Muito merecida a homenagem. O Seminario São Jose foi e é durante sua existencia uma fabrica de sabios.

    ResponderExcluir
  2. Poef. Zenilton

    Parabens por participar e representar nosso Crato em tão importante evento.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Prof. José Nilton Figueiredo pela postagem apresentada. É sempre bom ler e reconhecer que o Seminário São José do Crato foi a primeira e grande iciativa do bom ensino na cidade do Crato. Portanto, digno e merecedor desta homenagem feita pela Assembléia Legislativa.
    Um abraço ao grande Professor.
    Glória

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto deste assunto do Seminário, porque me vem 'a memória a venda do patrimônio de São Raimundo, uma grande sacanagem da igreja e do bispo D. Quintino com o povo da nossa Terra.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Amigo Giovani.

    A venda do patrimonio de São Raimundo não teve nada a ver com o Seminario. E sim com a criação do Banco do Cariri, tambem pertencente a Diocese. O padre Jose Alves de Lima vendeu o patrimonio de São Raimundo, contra a vontade de todos os fiés, para subscrever e capitalizar ações do Banco do Cariri criado pela Diocese. Não entendo porque Igreja com Banco, nem do Cariri nem do Vaticano.

    ResponderExcluir
  6. Tem razão, Morais, no livro dos 80 anos d eD. Balbina, a autora diz que a venda foi para construir o Seminário, Com certeza você é mais bem informado. abraços!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Giovani.

    No mesmo livro há a informação que o Padre Vicente Ferrer Ponte morreu em 1862. Impossivel. Em 1862 ainda não existia a paroquia de São Raimundo. Padre Ponte foi o segundo vigario a partir de 1875 quando o Padre Benedito foi embora. Em Dezembro de 1876 Padre Vicente Ferrer Ponte casou Antonio de Brito Correia com Leonarda Bezerra do Vale e Jose Raimundo de Brito com Isabel de Morais Rego ambas filhas de Joaquim Alves de MOrais e Mãe Tetê. Padre Ponte morreu no inicio de 1877. Durante a ocorrencia de uma epidemia de colera. Os registros do casamento oficiado Pelo Padre Pontes em 1876 estão nos livros de casamentos da Diocese em Crato. Portanto é impossivel ter morrido em 1862 e está vivo em 1876 como a proprio paroquia informa em seus registros.

    ResponderExcluir