Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de março de 2010

Assembleia Legislativa do Ceará realizou sessão em homenagem ao Seminário são José de Crato

Seminário Diocesano São José de Crato - foto de Dihelson Mendonça

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em conjunto com o Fórum Permanente pela Educação da Assembleia Legislativa prestou homenagem, na tarde desta terça-feira, 2 de março, Seminário São José do Crato, pelos 135 anos de sua fundação. A iniciativa foi do deputado Professor Teodoro Soares (PSDB). “O seminário mostra a preocupação da igreja com a boa formação dos jovens", afirmou o parlamentar.

Professor Teodoro lembrou ainda que até hoje o Seminário continua participando da educação, promovendo cursos superiores de Filosofia e Teologia, contribuindo assim para a formação pessoal e profissional da população do Cariri.

O Seminário do Crato foi criado em caráter transitório pelo Bispo Dom Antonio Luiz dos Santos em março de 1875. Após 10 anos fechado, em 1909 passou a funcionar no Colégio São José, com direção do padre Pedro Esmeraldo da Silva.
Durante a solenidade o desembargador Francisco Suenon Bastos, falou da sua passagem pelo Seminário, entre 1957 e 1960. Ele explicou que estudando na instituição aprendeu a tratar as pessoas reconhecendo-as como cidadãs e fez amizades fraternais que ainda hoje mantém contato. "Tenho o Cariri como minha terra, muito embora não tenha nascido lá, mas foi lá que alimentei e formei em mim os fundamentos humanistas", afirmou.

O desembargador Celso Albuquerque de Macedo leu um texto que denominou "aula da saudade", lembrando a sua ida para o Seminário e a rígida disciplina que era imposta aos alunos. Já o desembargador José Eduardo Machado de Almeida, afirmou que trouxe o estudo do Seminário para o vestibular de direito, para a sua especialização e para toda a sua vida. "Ainda hoje trago o que aprendi no seminário São José do Crato e aplico na minha vida", concluiu.

O desembargador Lincoln Araújo, expressou o orgulho de ter passado pelo Seminário São José e disse ter consciência de que foi nesta época que formou sua moral. Por sua vez, o Dr. João de Aquino Lima Verde, disse que sempre que lembra do Seminário, vêm à mente muitas lições que deveriam estar presentes nas disciplinas escolares ainda hoje. "O Seminário São José do Crato ensina como assumir a postura de estudo e o Brasil deveria assumir essa postura", sugeriu.

Também esteve presente o padre Francisco Ivan de Souza, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o professor da Universidade Regional do Cariri, José Nilton Figueiredo.

Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará

2 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Homenagem justa e merecida. O Seminario São Jose de Crato, foi e continua sendo a maior pilastra da educação e da cultura em nosso municipio. Parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Caro Armando,
    Estive presente e estarei postando a notícia com fotos amanhã, ao chegar a Crato.

    ResponderExcluir