Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 5 de março de 2010

Desafio - Por A.Morais

Dando continuidade a divulgação e registro de nossa memória, trago-lhes mais um personagem muito conhecido dos várzealegrenses. Este homem animou os fins de semana de nossa terra. Com sua concertina fez historia. Grande tocador, simples, humilde, animava desde carrosséis, parques de diversões a grandes festas nos sítios e zonas da alegria. Marcou seu nome na historia de Várzea-Alegre. Merece nosso reconhecimento. Vamos lá, diga seu nome! Em sua homenagem veja o video de Ze Calixto tocando Escadaria. Foto do arquivo de Israel Batista.

Postado Por A. Morais

11 comentários:

  1. Quando eu era criança pequena na Varzea-Alegre, e isso já fazem um bocado de anos, quando a novena termina nós subiamos para o Sanharol com o meu pai. De passagem pelo bar de Nego de Aninha, bem em frente, este camarada estava tocando um rela bucho. Era gente pra danar, meu pai aumentava a passada e dizia:num olha praí não menino! Lembro como se fosse hoje. Os negos abufelados com as negas na maior gandaia. Grande sanfoneiro, grande tocador.

    ResponderExcluir
  2. Morais.
    Eu vou arriscar sem ajudar aos outros.
    Ele não tem uma certa semelhança,
    com um filho chamado raimundo?
    Fico por aqui.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  3. Mundim.

    Um grande jogador dos tempos do Couro. Raimundo era um grande goleador. Contemporaneo de Seu Tonho de Cota e Nenen de Canuta. Nos tempos de Santana do Alfinin e Soarin .

    ResponderExcluir
  4. Mais uma dica: morava na Rua do Capim, na saida da cidade para o Sanharol.

    ResponderExcluir
  5. vixe como tá fácil ele tocava com expedito do pandeiro

    ResponderExcluir
  6. O grande sanfoneiro trata-se do ilustre Bié, homem simples mais de uma história de vida em Várzea-Alegre. Foi por intermédio do mestre Bié que iniciei as danças do forró, parabéns Morais por essa belíssima postagem.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem João Bitu, mais uma vez voce faz a identificação. Mestre Bié, um grande sanfoneiro, um grande tocador.

    ResponderExcluir
  8. é isso aí grande sanfoneiro, eu tenho um cd dele, que o pessoal passaram de uma fita, para eternizar esse grande artista

    ResponderExcluir
  9. Morais,
    Precisamos agendar o programa homenageando o grande compositor do Brasil, o Zé Clementino, viu ?
    zn

    ResponderExcluir
  10. Bié foi um dos vultos que a Mocidade homenageou, inclusive eu fui entregar a flâmula para Raimundo que agradeceu muito. Mas Seu Bié, viveu numa época de muito preconceito e ignorância, pois vejam, nunca tocou nas festas de Chico Inácio por ser tocador do cabaré.

    ResponderExcluir
  11. Como falava Cazuza
    Da elite como ela é
    A hipocrisia fede
    Condenando o cabaré
    Porém, era a atração
    Desde os tempos de Bié

    Belo resgate, Israel.

    ResponderExcluir