Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 21 de novembro de 2023

287 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Esta é uma das ruas mais conhecidas de Várzea-Alegre, a rua José Correia Sobrinho. Ver-se da esquerda para a direita as casas de Vicente Gregório e Dona Raimunda Teixeira, seguidas das casas de José Gregório, Natércio Andrade, Seu Secundo, Antônio Rolim de Morais, salve engano, estou aberto à correção.

Havia uma irmandade, uma fraternidade, uma convivência de muita paz e harmonia entre essas famílias que a habitavam. Tanto que os quintais eram emendados, não havia divisão entre eles.
José Gregório tinha os olhos trocados, o que popularmente conhecemos por "zarolho". Estava cuidando de um cacimbão na parte do quintal de sua casa.
Natercio Andrade advertiu a esposa : Se você for para o lado do quintal vá de calça comprida que José Gregòrio ninguém sabe pra onde ele está olhando não.

Observe a casa do meio, há um casal no portão. É seu Natércio Andrade e a esposa, símbolos de decência, honradez, caráter e dignidade.



2 comentários:

  1. Bons tempos, dominados pela civilidade, bons costumes e caráter elevado. Respeito e consideração.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkl gostei do conselho.....

    ResponderExcluir