Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de março de 2010

A Ponta da Serra será o próximo - Por A. Morais

Você sabia? Que se houver a admissibilidade e a Ponta da Serra passar a município o Crato cedeu do seu território 15 cidades. Veja a relação das localidades e as datas de emancipação de cada uma delas: 17.08.1846 – Barbalha 17.08.1846 – Milagres 08.11.1864 – Missão velha 17.08.1889 – Porteiras 27.08.1890 – Mauriti 22.11.1911 – Juazeiro do Norte 30.08.1914 – Jardim 20.12.1938 – Farias Brito 04.12.1933 – Caririaçu 22.11.1951 – Barro 22.11.1951 – Jati 13.10.1958 – Pena Forte 25.03.1959 – Abaiara 25.03.1959 – Granjeiro. Devemos informar que alguns município mãe, como Milagres, desmembrado de Crato, depois já aconteceram três desmembramentos: Barro, Mauriti e Abaiara. Ou de Jardim com Porteiras, Jati e Penaforte. O fato é que as áreas desses 14 municípios pertenciam ao Crato. Se Ponta da Serra conseguir se emancipar somaremos 15 cidades desmembradas de Crato. Postado Por A. Morais

6 comentários:

  1. Pessoalmente sou favoravel a emancipação de distritos que atendam aos requisitos exigidos pela legislação. Com a emancipação a comunidade passa a gerir o seu proprio destino, suas proprias receitas e prioridades. Porem estranho o desinteresse total dos politicos do Crato que não se pronunciam a respeito deste fato tão significativo para cidade. Não se ouve comentarios nem a favor nem contra. Muita indiferencia.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, tomo a liberdade de extrair esta postagem, com devido comentário do amigo, pro nosso blog, como também pro jornal.
    Essas informações são importantes e irão nos ajudar no convencimento da população de Crato, que deve se orgulhar de ter um município que já produziu muitos filhos, e deverá produzir mais um : a nossa Ponta da Serra.
    Sei que o amigo muito já colaborou e irá colaborá muito mais no nosso movimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Prezado Antonio.

    Fique a vontade para postar as informações bem como o comentario. Veja a importancia que elas tem. Por exemplo: alguns municipios já deram origens a outros e assim progressivamente. Que venham Jamacaru e Ponta da Serra para perfazer 16 e assim por diante.

    ResponderExcluir
  4. eu tb sou a favor dessa emancipação, e hoje eu colocarei no meu blog, este mesmo texto, e um que fala dos nomes de outros distritos que querem sua emancipação. Ontem eu postei um texto, da nossa escritora pontaserrense Íris Pereira, e a tempo que eu vejo, o desenvolvimento dessa comunidade, e será um orgulho pra todos filhos e simpatizante dessa linda comunidade de ponta da serra, conte comigo nessa luta pela futura cidade de Ponta da Serra

    ResponderExcluir
  5. Agradeço o comentário sensato do amigo Israel Batista a respeito do nosso Projeto de Emancipação.
    Agradeço, também. em nome da íris.
    Sei que poderemos contar com a colaboração do amigo, quando do nosso plebiscito.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Bom amigos.

    Como vemos são tres localidades que pleiteam a emancipação Palestina, Jamacarú e Ponta da Serra. Patestina e Jamacaru já pertenceram ao territorio cratense. São 14 municipios podendo chegar a 17 .

    ResponderExcluir