Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de março de 2010

Protesto em verso.

Algumas cidades por serem finais de linha e porque não possuíam um bom acesso, por muito tempo, sofreram isolamento.
Santana do Cariri, era uma delas. Monta as décadas de 50 e 60 que sua única casa de pasto era o Café da Rosa. Ali, tirando os clientes urbanos que tomavam um caldo ou um cafezinho, somente os mascates apareciam quando viajavam naquela direção.
Um desses viajantes, na hora de pagar o repasto, achou que estava sendo explorado e deixou escrito, com carvão, na porta da "Casinha" o seu protesto:
Cariri de Santana,
Santana do Cariri;
Se o mundo tem cu
O cu do mundo é aqui!
Por A. Morais

6 comentários:

  1. È verdade, Santana do Cariri fica situada num local isolado. Só quem tem negocio vai até lá. O mascate arrasou. Logo com carvão que não larga!

    ResponderExcluir
  2. Zé Felipe (dos constrastes), segundo Raimundo Sabino, que chegou a andar com ele no caminhão, dizia que ele cantava assim:
    Iguatu é trra boa,
    Crato é muito mió,
    Cedro não vale nada,
    o cu do mundo é Icó

    ResponderExcluir
  3. Mas eu conheço Santana de 1979, cheguei a estudar lá, tenho uma cunhada de lá, e muitos amigos e amigas por lá. Adoro Santana.
    Morais, seria bom que você visitasse o Santuário da menina Benigna ( Santa Benigna para os santanenses0 e fizesse uma postaggem sobre esta mártir da Santana que morreu nos anos 40, violentada aos 14 anos.Posso até te ajudar na pesquisa.
    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Prezado Amigo Giovani.

    Na decada de 1980 eu estava no Assaré, em nosso fazenda, sentado na alpendrada da casa com meu pai e de longe divisei uma pessoa numa bicicleta vindo em nossa direção. Era Manuel Leandro. Vinha de Santana do Cariri para nos visitar. Foi o dia mais feliz de minha vida. Nunca ri tanto quanto naquele dia. Mané estava inspirado e se danou a contar proezas de Varzea-Alegre e eu só lamento não ter filmado para hoje poder acrescentar ao nosso blog os valores que nossa terra tem. Grande Mané Leandro. Paz e bem.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Ele já me contou dessa aventura, foi ele e um cunhado, é muito longe da Santana para Aratama.

    ResponderExcluir