Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de março de 2010

A QUEDA DO PADROEIRO - Por Mundim do Vale

Na década de 70, houve um inverno muito pesado no município de Várzea Alegre e por conta daquilo, a torre da igreja matriz desabou trazendo com ela a imagem do padroeiro São Raimundo Nonato.
Por coincidência ou milagre o santo nada sofreu, estava apenas desbotado pela ação do sol e da chuva.O fato aconteceu a meia noite, mas quando amanheceu o dia a pracinha da igreja já estava lotada de fiéis. Com a presença dos curiosos surgiu os seguintes comentários:
Romana:
- Isso só pode ter sido um castigo. Quem mandou o Pade Mota pintar a igreja de verde?
João Mandu:
- Isso daqui foi um milagre grande! Cuma é qui pode um santo se distabacar duma altura de mais de trinta metro e num quebrar nem um dedo? Apois meu subrim caiu dum coqueiro qui é muito mais baxo, mais ele quebrou as duas perna.
Rosa Pagé:
- Vixe Cuma ele é fei! Eu reparava ele lá imriba e pensava qui era mais bunitim, mais ele é mermo qui tá vendo Chico de Munda.
Maria Bela:
- Vôte! São Raimundo cum esse amarelo impombado, tá direitim Dedé de Frazo.
O vigário aproveitou a tragédia e iniciou logo uma campanha para a reconstrução da torre. Enquanto desenvolvia os trabalhos, mandou o pintor Ildefonso Vieira Lima, renovar a pintura do santo.
Depois da torre concluída, o nosso conterrâneo Otacílio Correia, conseguiu com o governador, uma equipe do corpo de bombeiros com uma escada Magirus para colocar o padroeiro de volta no seu lugar.
A chegada dos bombeiros foi uma festa na cidade, o padre celebrou uma missa campal e benzeu a operação.
Depois do padroeiro no lugar, os bombeiros se despediram recebendo os aplausos da comunidade cristã.
Gregório Gibão que estava no meio da multidão, tirou o chapéu, colocou a mão na testa, olhou na direção da torre e gritou:- Ei Raimundão! Quando tu quiser trocar a roupa de novo, é só dispencar daí de riba.

Por Mundim do Vale

8 comentários:

  1. Mundim.

    "Voce esqueceu que diante da queda da torre da igreja o Padre ficou muito nervoso e chorava muito enquanto as beatas preparavam chá para acalmá-lo, eis que Borginho se aproxima e vendo a cena diz: deixem ele chorar, é bom, quando minha mãe morreu eu chorei foi muito" Palavras de Borginho!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk
    Lembro dessa queda da torre da igreja, só não sabia desses comentários muito engraçados... Prá variar... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Mundin...
    Lembro demais desse acontecimento. Na época eu era escoteiro e nosso grupo ajudou no isolamento da área para ação dos bombeiros. Todos nós ficamos maravilhados com a ação daqueles homens, mas cheios de escada cordas, capacetes e coisa e tal. Mas, em determinado momento, o querido Antônio Clécio(bodoga) gritou: Ou besteira, calabaço sobe aí nessa torre só de chinela japonesa

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me dessa ocorrido como se fosse hoje. Oportunidade que tive de fazer uma avaliação do quanto o nosso povo é devoto de São Raimundo. A coisa mais linda que já presenciei foi no dia da campanha para arrecadar a doação do algodão. A população rural compareceu e fizeram uma ruma do ouro branco de frete a pracinha dando prova de solidariedade ao vigário com vista à construção da torre.
    Assim fizeram com o arroz, milho e feijão, somados as ajudas dos comerciantes, funcionários e outros, foi erguida a torre e hoje nós temos uma paróquia de invejar as demais existente no Ceará. Parabéns Raimundo por lembrar-se de um fato histórico ocorrido em nossa cidade, mas sanado pelo nosso povo como prova de amor ao seu torrão amado, terra de Papai Raimundo.

    ResponderExcluir
  5. isto ocorreu na noite de 14 para 15 de abril de 1977 e as imagens da igreja ficaram espalhadas em casas de diversas famílias, onde a de Santo Ambrósio, que foi padroeiro por 50 anos, ele e não São Brás, como diz a música, ficou na casa d eminha Tia, D. Clarinha Ferreira, grande devota do santo, que me contou que quem corrigiu o engano foi D. Petronila Ferreira, que conhecia muito bem as imagens dos santos. ( Mais que os padres, incrível, né?)

    ResponderExcluir
  6. Giovâni.
    Obrigado por me lembrar o ano,
    eu só lembrava a década.

    João Bitu. Eu também contribuí para a reconstrução da nossa igreja.
    A minha empresa. PINCEL- Pinturas Cearenses Ltda.Doou 100 Flâmulas com a foto da igreja e os dizeres:
    NA IGREJA DE SÃO RAIMUNDO, COLOQUEI O MEU TIJOLO.
    Eu sei que foram todas muito bem vendidas. Só não sei se o Padre Mota recebeu, porque ele nunca falou no meu nome, nem me disse que havia recebido. Mas meu padroeiro sabe que eu participei.
    Um grande abraço e a bênção de São Raimundo para todos vocês.
    Raimundim Piau.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza recebeu, ora se não recebeu, que nem a estória do arraoz doce, comeu, ora se não comeu!
    É que nem a leituta das esolas, quando o cara oferta um ovo, quase ninguém escuta, quando Dr. Pedro Sátiro doa R$ 1000,00 ele quase estoura a gargnta:
    DR. PEDRO SÁTIRO MIL REAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIS!!!

    ResponderExcluir
  8. Tudo é digno de ser contado o que vale é saber contar. E o Mundim do Vale pode muito bem ser um trocadilho de Vale do Machado com, sempre vale a pena ler de novo seus causos aqui no blog. Lembro quando foi inaugurado o Campo de Aviação de Várzea Alegre, lá para os lados do mocotó, lugar de mel bom! O que me marcou naquele episodio foi que sofremos muito sob os raios de um sol escaldante para ver um teco-teco pousar e levantar poeira saias e chapeus do curiosos...
    Ê sodade que marca!

    ResponderExcluir