Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 25 de março de 2010

Quem vai na frente? - Por Giovani Costa

Em 1965, Dr. Pedro Sátiro venceu sua primeira eleição para prefeito, numa disputa com Acelino Leandro, por uma diferença de apenas 44 votos.
Naquele tempo, era muito demorada a apuração. No terceiro dia, faltava só uma urna e desceram da Varzinha oito cidadãos eleitores de Acelino, entre eles, um com apelido de Caba.
Ao descerem para a cidade, diziam que iriam comemorar a vitória de Acelino. Quando saiu o resultado final, um primo de Dr. Pedro subiu a cavalo no maior galope para dar a notícia até a Boa Vista. Ao passar na casa de Santiago, avisou a Pedrila que já ficou no terreiro.
Quando os oito cidadãos voltavam, Pedrila, num tom de provocação, perguntou: Quem vai na frente?
Quem vai na frente, é Caba, seu besta! Respondeu um, porque esta altura Caba já ia a uns 300 m dos demais.
Por Giovani Costa

Um comentário:

  1. Prezado Giovani.

    Como voce mostra o escore foi pequeno apenas 44 sufragios, na eleição anterior seu Josué tinha ganho do mesmo Acelino por 47 votos. O acirramento era muito grande entre as tendencias, as perseguições tambem. NO final do mandato do Dr. Pedro Satiro já se observou um acordo entre as tendencias para o mandato de dois anos 1970 a 1972, e a eleição teve apenas um candidato a prefeito. Mesmo assim tiveram que fazer campanha se não o voto branco vencia. Antonio Diniz foi o prefeito com a vice de Carlos Reni.

    ResponderExcluir