Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 12 de março de 2010

RECADO PRA SÃO JOSÉ - Por Mundim do Vale

São José, meu São José
Escute o recado meu,
Eu rezei cum muita fé
Mais por aqui num chuveu.
Se o Sinhô tá ocupado,
Preste atenção no recado
E arranje um ajudante.
Mande ele descê pra cá,
Mode vê seu Ceará
Cuma tá istravagante.

Se alembra aquela capela
Qui eu butei o nome seu?
Eu rezei foi muito nela
Mais nem um pingo chuveu.
Se São Pedo é seu amigo,
Faça um apelo sufrido
No nome desse fiel.
Amostre o nosso sofrê,
Prumode ele distrocê
As torneiras aí do céu.

Os pé de mi qui prantei
Já secou tudo no chão,
E agora eu tombém sei
Qui vou perdê meu feijão.
O meu arroz já tá mucho,
Já sinto um ronco no bucho
Num posso nem trabaiá.
Já tá chegando o seu dia,
Peça licença a Maria
E olhe pro Ceará.

Nosso povo quando ora
O Sinhô é o prifirido,
Mais agora a gente chora
Vendo o ligume perdido.
Mais se meu Santo subé,
O tamãe da nossa fé
Talvez quebre o nosso gái.
Mode nóis do Ceará,
Num pricisá saquiá
Nem a ninguém dá trabái.

Meu Santo nóis agradece
Se o Sinhô atendê,
O Ceará num isquece
De uma prece oferecê.
Se São Pedo é coerente,
Bondoso e eficiente
A você sei qui num nega.
Mais sem querê abusá,
Vá dipressa precurá
Esse Santo seu colega.

Não quero qui o Sinhô pense
Qui é nóis qui somo inzigente,
É pruquê o cerense
Já veve muito carente.
Nóis só pede a sua mão,
É pruquê o nosso chão
Tá quente qui nem braseiro.
Se meu recado chegá,
Faça o favo de oiá
Meu São José padroeiro.

Mundim do vale

4 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    O seu poema vem em boa hora. Dificilmente se viu uma situação destas. Dezembro, Janeiro, Fevereiro e metade de Março sem um pingo dagua. São Jose precisa atender o seu recado, para o bem de todos.

    ResponderExcluir
  2. realmente e a funceme disse que vai ser fraco o inverno até maio culpa do el niño, mas se for do jeito que está nós vamos perecer, que a quentura está grande

    ResponderExcluir
  3. Não percamos a fé e esperemos que São José atenda a nossa prece, tão bem bem recitada nesse poema de Raimundim....

    ResponderExcluir
  4. Você sempre lembrando e com o seu bom humor em forma de versos descreve a dura realidade do Nordestino com um foco maior ao nobre camponês Cearense.
    Estive Sexta-Feira em Fortaleza para uma reunião na SDA (Secretaria de Desenvolvimento Agrário), com vista a discutir sobre o garantia safra e, na oportunidade mantive um diálogo com um funcionário da FUCEME, quando ele diz que é mais uma seca no Ceará, afirmou-me onde vai haver um pequeno inverno somente na Serra da Ibiapaba e na região litorânea.

    ResponderExcluir