Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de dezembro de 2023

313 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Parceria Antônio Morais\Quinco Severino.



Da esquerda para direita : Pedro Costa e Vicente Menino.

Pedro Bezerra da Costa, Pedro Costa, filho de Leonarda Bezerra do Vale e José Alves Bezerra, José da Costa do São Cosme.  Casado com  Maria Linda do Amor Divino,  Mariinha, ela  viúva de  João Alves Bezerra, João da Costa do  São Cosme.

Pedro Costa se caracterizava  pela capacidade de fazer  amizades e conservá-las. Um homem  corajoso, destemido, valente, caridoso e amigo.

Várzea-Alegre  costuma esquecer  seus filhos ilustres, Pedro Costa é  um deles, não é lembrado  com o devido respeito  e valor que teve no seu tempo.  Enfrentou  a politica dos coronéis, do  bacamarte, rifle e fuzil.

O que mais lhe marcou  a vida foi  o seu espirito de  humanidade.  Em 1932,  famílias se desgarravam  dos sertões do nordeste na tentativa de  sobreviver a fome.  Uma delas, de passagem  por sua  fazenda, os filhos despidos,  o homem  só  com as vestes inferiores, e a mulher com os braços cobrindo os seios,  Ele foi  até a cerca que servia de varal para estender  roupas e apanhou um vestido  de sua esposa  e deu  a transeunte.

Deus foi generoso com ele, quando a esposa  sentiu falta do vestido disse :  Pedro,  a vaca comeu  o meu melhor vestido!

Várzea-Alegre não cuida  da memória e  história de seus filhos ilustres. Está se tornando uma cidade sem passado, quando vai perceber que  quem não tem passado também não terá futuro.

7 comentários:

  1. Esta foto é um resgate memorável. Resgata um dos maiores homens da sua época, fazendeiro rico, humilde, corajoso e bravo. Neto de José Raimundo do Sanharol. Pedro Costa honrou o seu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Costa ajudava a família. Era tio de José Bezerra e Silva, José Piau. Ele emprestou uma tropa de burros arreada para o sobrinho trabalhar e iniciar a vida. Depois ele doou o dinheiro equivalente a venda para José Piau pagar os seus burro, recomendando que ele efetuasse o pagamento na frente da esposa para não criar problema com a família. Na verdade os bens eram de herança da esposa.

    ResponderExcluir
  3. A indumentária e os arreios dos animais me fez lembrar do meu avô Antonio GONÇALO Araripe, quando passava na sua burra de montaria comandando sua tropa.
    Julgo que o Morais tem razão em chamar atenção dos varzealegrenses para o resgate histórico de personagens que marcaram o tempo na nossa terra.

    ResponderExcluir
  4. Pedro Costa lutou na Coluna Prestes na ânsia que esta viesse a Várzea Alegre comandada à ferro e fogo por Antônio Correia.

    ResponderExcluir
  5. Pedro Costa lutou na Coluna Prestes na ânsia que esta viesse a Várzea Alegre comandada à ferro e fogo por Antônio Correia.

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Giovani - É disso que o povo, principalmente o de Várzea-Alegre precisa saber.

    ResponderExcluir