Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Disfarçatez - Por Savio Pinheiro.

(Ao amigo Paulo Viana)

Querendo antever que sou sindrômico
No meu entardecer hipercinético
Eu busco encontrar no clã genético
Um modo de acalmar meu jeito atômico.

Tentando disfarçar que sou um cômico,
Palhaço de humor jamais patético,
Encontro um patamar, nada poético,
Compondo o meu biótipo anatômico.

Mostrando o meu querer no estilo cênico
E expondo o meu caráter androgênico
Eu lanço um superego muito enfático.

Daí, sem me mostrar oligofrênico
E sem transparecer esquizofrênico
Eu passo a ser feliz, sem ser lunático!

Savio Pinheiro

15 comentários:

  1. Um soneto que pode, muito bem, figurar entre os imortais!

    ResponderExcluir
  2. É...

    Meu carissimo Sávio Pinheiro

    Isto está me cheirando a um Augusto dos Anjos varzealegrensiado.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Raimundinho fugiu de vez. rsrsrsrsrs

    Êita que nós temos muito que aprender! Sempre há tempo, não é Dr. Sávio?

    ResponderExcluir
  4. faço como os antigos vôte! nesse aí eu não faço, não mas lanço esse desafio pra você fazer rimado

    SINCERAMENTE SINTo

    Saulo saiu sábado
    sem saber se Simone saia
    sentou-se sozinho
    só solidão sentia

    sinceramente sinto
    sem Simone sofrerei
    sentirei saudades sua
    só sozinho saberei

    sem saber se seguirei
    sem sua simpatia
    suspiro somente saudades
    seguirei sua sintonia

    sofro sem Simone
    sentindo solidão
    sentado sobre sofá
    sofrendo separação.

    Israel Batista

    *Abraços mas como vc é talentoso sei que vai tirar de letra

    ResponderExcluir
  5. Amigo a coisa agora é alta filosofia. Tive que recorrer ao Aurélio com vista a entender um pouco da escrita, parabéns e vou ficar somente na observância para aprender filosofar.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Sávio Pinheiro
    Lendo teus versos de estética augustiniana, onde dizes, em soneto acrobático, que não és excêntrico, fico estático, como um cético, pois, apesar de construído com termos técnicos, psiquiátricos, conseguiste produzir um poema artístico,uma obra de arte pictórica, com palavras em movimentos lógicos, em frases rítmicas, em música lúdica, mostrando como és artífice das letras, típico poeta clássico, portanto é lícito pensar que inspira-se no místico, que passeias no onírico, que viajas nos símbolos, feito um cronista cênico. Deixo aqui meu agradecimento explícito, por ter-me dedicado o fruto do teu mérito.
    Paulo Viana

    ResponderExcluir
  7. É...

    Morais

    Neste momento estamos com 748 acessos, e ainda há 3 companheiros navegando.

    boa noite.

    ResponderExcluir
  8. Prezados amigos.

    Noto um certo desanimo dos poetas depois desse majestoso poema do Dr. Savio. Porem num comentario anterior eu afirmei que o Mundim e o Savio tinhanm a humildade de poetisar com aprendizes e brincalhoes do tipo Morais etc.

    Aí está a prova desta humildade franciscana poetica. Como diz o João Bitu temos que recorer ao Aurelio e reconhecer a qualidade literaria do Dr. Savio, afinal o homem é membro da Academia Brasileira de Cordeis. Não é pouca coisa não.

    ResponderExcluir
  9. Parabens Israel.

    Rimar já é uma arte, e fazer rimas com palavras iniciadas com a mesma letra se torna impossivel. Muito interessante seu poema.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Israel, em hospital só se fala em doença e hoje o plantão está péssimo.

    SÁVIO SURTOU

    Sávio sacou sua sentença
    Sabendo ser sanguinário.
    Sofreu sentindo saber
    Sobre surto secundário.
    Saberá saber sentir
    Se sozinho sucumbir
    Seu soletrar solitário.

    ResponderExcluir
  11. parabéns zé você provou que é o melhor sou seu fã

    ResponderExcluir
  12. Morais, Francisco, Vicente, Raimundinho, Glória, Israel e João Bitu,

    Agradeço, de coração, os elogiosos comentários, e ao Paulinho, pela posição crítica emitida.

    Amigo Paulo Viana
    Quero, aqui, agradecer
    E também enaltecer
    O que de você emana.
    Com verve tão soberana
    Uma gafe, eu não cometo.
    No teu pensar não me meto
    Nem no teu imaginário,
    Porém o teu comentário
    Foi melhor que o meu soneto.

    ResponderExcluir