Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 23 de janeiro de 2024

486 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais

João Francisco – Foto do Wilson Bernardo.

Já escrevi alguns textos sobre João Francisco. Falei dos serviços prestados a comunidade de Várzea-Alegre como tabelião e hoje vou falar de um desafio que poucos atentaram para o fato. Por toda sua vida João Francisco foi partidário de uma tendência política local, a UDN, sucedida pela Arena e pelo PDS, sendo fiel aliado. Quando João decidiu disputar uma eleição se candidatou exatamente por outra legenda, contra os seus antigos correligionários, vencendo-os, fato inédito e nunca visto na historia. Elegeu-se prefeito de Várzea-Alegre e fez um mandato com independência, transparência, decência e de acordo com o que determina as leis.

Muitas pessoas estranharam o seu modo de administrar, a quebra dos velhos costumes e vícios na utilização do dinheiro publico, e, vários causos ficaram registrados no período em que esteve à frente do município. A seguir relatamos alguns causos:

01 – Uma senhora procurou o prefeito para solicitar do mesmo a pagamento de uma prestação da televisão que estava atrasada. Negado. A mulher se danou e disse: eu me enganei muito com o senhor! O João Francisco emendou – Não foi só você.

02 – Os professores em greve foram em comissão falar com o prefeito: Queremos que o senhor fique sabendo que se não melhorar o nosso salário nós vamos entrar em greve: Resposta: Saibam que fazem mais de 60 anos que deixei de estudar. Concedeu aumento de 1000% de acordo com as possibilidades da prefeitura e não pela pressão.

03 – Era costume ver animais soltos nas ruas centrais da cidade. Um dia um jumento montou, subiu noutro em plena praça. Um caboclo oposicionista para zuar com ele disse: isso é que é falta de um prefeito! Ele respondeu na maior calma: não, isso é falta de uma jumenta! No outro dia determinou a prisão de todo e qualquer animal que se encontrasse solto nas imediações da cidade.

Com esta determinação ganhou vários desafetos. Como observamos nos exemplos acima, João Francisco é símbolo de sinceridade, decisão e correção.

4 comentários:

  1. Valeu João Francisco. Um grande Abraço. Se todo politico assim fosse não havia tanto desmantelo como vemos de riba a baixo no país.
    A, Morais

    ResponderExcluir
  2. já perto de terminar o mandato, um municíoe aborda João Frabcisco com esta pergunta: Seu João, o Senhor não vai fazer nada nestes quatro anos?
    _ Não tem dinheiro, meu filho, respondeu.
    _ E cadê o dinheiro da prefeitura? Insistiu o besta.
    Seu João, bateu a mão em cima d eum bolo de dinheiro no bolso e disse:
    _O da Prefeitura eu não sei não, só sei que o meu tá aqui!

    ResponderExcluir
  3. Jóão Francisco conversava com um amigo e no meio da conversa falou em Potengi.
    _Você por um acaso conhece Potengi?
    _Conheço não, seu João, respondeu o homem.
    _OH, home, pois faça o maior esforço prá você nunca conhecer, sugeriu, João Francisco.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Geovane.

    João Francisco unia seriedade, humor e a alegria dos varzealegrenses. Na sua administração não tinha historia de parente nem aderente. Cochilou o cachimbo caia.

    ResponderExcluir