Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 5 de dezembro de 2023

315 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


João de Zé Vieira do Chico quando criança, gostava de ir para os engenhos de rapadura a procura de caldo de cana e rapa de gamela, batida e alfinin.

Uma vez ele fez umas presepadas no engenho de Vicente Fiúsa e um dos empregados comunicou o fato ao proprietário, que já chegou dando uns gritos em João.

Assustado o garoto subiu um morro e Vicente ficou olhando pra vê se o menino voltava. De cima do morro João gritou: Ei. Eu vou fazer um verso!

E assim fez:

Já dizia o papa mel.
Que é ele quem mais usa.
Quem nunca come mel.
Quando come se lambuza.
Só se vê essas putarias.
No engenho dos Fiúzas.


7 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Já contamos varias historias do Joaquim Fiuza e, nenhuma do Jose Vieira, pai do poeta João Vieira. Qualquer dia começo. São muitas cada qual a melhor.

    ResponderExcluir
  2. Tive a honra de encontrar-me com Raimundinho no período da Semana Santa lá na minha residência, no Sítio Sanharol. Motivo de grande alegria, pois fazia aproximadamente uns 40 anos, motivo de grande satisfação, pois o considero uma figura cosmopolita.
    Como lhe falei, nós estávamos com saudade de suas postagens, você alegre o blog e sabe tudo sobre nossa querida Várzea-Alegre. Um grande abraço extensivo a todos os nossos familiares, ok!!!!!!!!!, obrigado!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro João Bitu. A honra daquele
    encontro foi minha. Só faltou alí Cotinha e Raimundo Bitu para que a minha alegria fose maior.
    Abraço para toda a bituzada.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Já começo o dia rindo..... Muito bom causo!!!

    ResponderExcluir
  5. JÁ enviei causos de Zé Vieira por email e não sei porque morais não postou.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Giovani.

    Não me recordo de ter recebido as mensagens do Ze Vieira. Faça uma nova remessa.

    ResponderExcluir
  7. Eu também já postei dois causos
    de Zá Vieira.

    ResponderExcluir