Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 4 de abril de 2010

MUNDIM DO CRATO - Por Mundim do vale

Passei uns dias no Crato,
Fui muito bem acolhido
E fiquei agradecido
Pelo carinho e bom trato.
Aquele povo pacato
Munido de alegria,
Com aquela simpatia,
De camarada e irmão,
Forneceram inspiração
Para esta poesia.

Nair e Antônio Morais
Me trataram como um rei,
Dizer aqui eu não sei
Qual dos dois eu devo mais.
Eu não esqueço jamais
De outro povo decente,
Que foi Valdênia e Vicente
Espelho de um bom casal.
Carinho espiritual
Recebi daquela gente.

Crato de Glória Pinheiro
E de Socorro Moreira,
Do Dr. Flávio Vieira,
Do Pimenta e do Granjeiro.
Do Pau do guarda e Lameiro,
Do doce de buriti,
E o cozido com piqui.
Crato de muita beleza,
De cultura e de grandeza
Coração do Cariri,

Crato de Péricles Macedo
Que gosta do meu cordel,
De Armando Rafael
Que escreve e não tem medo.
Crato que guarda segredo
Quando precisa guardar,
Que não é de esperar
Na hora da decisão.
Crato da exposição
E de Bárbara de Alencar.

Dihelson não encontrei
Mas coloquei nessa rima,
Antônio Correia Lima
É sumido mas achei.
Quando voltava passei
Na boa Ponta da Serra,
Lembrando da minha terra
Que é uma boa cidade.
Mas agora com saudade
A poesia encerra.

Mundim do vale

14 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Sua volta dá prazer, uma boa poesia, falando de nossa gente. Vê se não some denovo. Sua ausencia foi sentida e reclamada por todos. Porem voltou com muito estilo. Perfeito poema.

    Abraços.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, continuo todos os dias visitando o Sanharol, mas sem muita disposição para os comentários.
    Vendo a poesia do amigo Mundim , não poderia deixar de fazer este pequeno comentário para agradecê-lo pela gentileza da citação da minha pessoa e da Ponta da Serra em sua poesia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Mundim, comecei a fazer uma poesia para lhe agradecer (porém, sou um desastre nos versos). Obrigada pela lembrança e por nos dar notícias do nosso Crato. Bom retorno ao Sanharol.
    Abraço fraterno
    Glória
    P.S. Quando li sua poesia, falei para meu esposo que ia lhe responder com versos e ele riu quando passei por ele com um caderno e um lápis. krsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Mundim

    No Crato eu não estou
    Mas o Crato é meu lugar
    Se no Crato me procuram
    Lá no Crato vou estar.

    Tu falou de todo mundo
    Mas um erro cometeu
    Pois é, amigo Raimundo
    De mim tu se esqueceu

    Citou Glória e Socorro
    Morais e também Nair
    Citou Dihelson, Zé Flavio
    Gente do meu Cariri

    Mas tu num falou nadinha
    De quem te admira demais
    Quem aprecia teus versos
    Neste Blog do Morais

    Digo logo que perdoo
    Esse errinho à toa
    Esse esquecimento leve
    Nessa brincadeira boa.

    Vim aqui te aperrear
    Vim apenas te dizer
    Mesmo sendo esquecida
    Gosto muito de te ler

    O resto é brincadeira
    Escrevo aqui sem um mote
    Escrevo achando graça
    Escrevo dando pinote

    Parabéns mais uma vez
    Por tudo que tu escreve
    Parabéns Mundim do Vale
    Parabéns e até breve

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Mundim,

    Que bela investida no nosso Cariri. Parabéns pelo poema e pelas citações.

    Você já imaginou tudo isso com chuva?

    Um grande abraço e bom retorno.

    ResponderExcluir
  6. É...

    Mundim do VALE

    Dia desses perguntamos ao Morais o que havia acontecido, pois, há mais de 15 dias você não postava no blog do Sanharol, e ele falou que ainda estavas aqui mesmo no Crato.

    Hoje tivemos o prazer de ler os magnificos versos que você escreveu e agradecemos por haver nos incluído em suas rimas. Valeu.

    SAIBA QUE:

    A tua ausência foi sentida;
    Até lá nos estrangeiros;
    Cadê Mundim do Vale, cadê?
    Onde ele foi se meter?
    Perguntavam o tempo inteiro.

    ResponderExcluir
  7. Amiga Claude Boris
    Não fiz aquilo por mal,
    Você estava em sobral
    Acho que muito feliz.
    Naquele verso eu não quis
    Fazer tamanha omissão,
    Você já deu o perdão
    E eu mereço de fato.
    Sei que você é do Crato
    Merece mais alusão.

    Abraço.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  8. Glória Pinheiro eu lhe digo
    Com palavra de poeta,
    Você é gente correta
    Tem semelhança comigo.
    Pode contar com um amigo
    Que escreve atrapalhado,
    Mas que manda o seu recado
    Recheado de pureza.
    Seu Crato tem a beleza
    Do meu vale do Machado

    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro primo Morais
    O meu verso não é tudo
    O poema fica mudo
    Perto do que você faz.
    A sua casa tem paz,
    Tem sossego e harmonia,
    Tem um toque de alegria,
    Distante do meu poema.
    Parece mais com a novena
    Que a sua avó fazia.

    Abnraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  10. Poeta Sávio Pinheiro
    O Cariri me fez bem
    Eu sei que você também
    Esteve no Juazeiro.
    Nos meus dias de romeiro
    Antes de tomar café,
    Eu rezei com muita fé
    Mas não tive resultado.
    Será que tava ocupado
    O meu santo São José?

    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  11. VIVA O REI! VIVA O REI!
    Mundim do Vale voltou
    E atiçou os poetas
    Do Cariri, Centro Sul e Sobral
    Até Claude veio rimar o retorno
    do poeta que nasceu em Várzea Alegre, mas vive de fato em Fortal. (rsrsrs).

    Claude, venha sempre rimar para nós, ok? Gostei!!!

    ResponderExcluir
  12. Uma volta com o doce bom do açúcar do Crato. Muito embora o blog do Sanharol possua outros inúmeros colaboradores e progrida a condução inteligente de Morais é muito bom ver Mundin e seus belos versos de volta. Mundin põe fogo bom nos poetas daqui....
    Abraçosss

    ResponderExcluir
  13. O Crato é referencia
    No campo da educação
    Tem uma universidade
    De grande admiração
    Da cultura popular
    Orgulho dessa nação

    Terras de solos férteis
    Do abacate e mamoeiro
    De pessoas inteligentes
    Assim como Glória Pinheiro
    Dos grandes canaviais
    E também do pequizeiro

    Raimundinho meus parabéns
    Por esse belo cordel
    Que fala do Cariri
    Desse povo bom e fiel
    Do meu Crato adora
    E do seu belo solo fértil

    ResponderExcluir
  14. Roubei este verso do blogdosanharol, dei de presente pra irisreflete, quem sabe assim chamo atenção do primo pra mim...Eu aprontei e confesso, mas quero que saibam valeu a pena, como é lindo este verso, além do mais fale de pessoas que admiro de fato...Estou esperando meu castigo.

    7 de abril de 2010 13:14

    ResponderExcluir