Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 13 de abril de 2010

Napoleão Tavares Neves recebe comenda

O médico-historiador Napoleão Tavares Neves foi agraciado no último dia 26 de março com a Comenda Nossa Senhora da Conceição, outorgada pela Câmara Municipal da cidade de Porteiras. Napoleão Tavares Neves nasceu na cidade de Jardim, mas foi criado no Engenho Saco, localizado em Porteiras. A comenda foi-lhe concedida em reconhecimento pela divulgação que o conhecido escritor caririense vem fazendo da história e da cultura daquele município.
Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Porteiras. Esta devoção mariana é herança da colonização portuguesa. Registra a História que em 25 de março de 1646, o Rei Dom João IV se consagrou solenemente a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, tomando-a como padroeira de Portugal e das colônias integrantes do Império luso. Entre essas colônias portuguesas estava o Brasil.
Desde aquela data, ou seja, há 364 anos, o Brasil tem Nossa Senhora da Conceição como sua padroeira, pois mesmo separado politicamente de Portugal a partir de 7 de setembro de 1822, a mesma invocação mariana regeria os destinos da nossa pátria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Segundo o historiador Armando Alexandre dos Santos: “A consagração de 1646 marcou profundamente a História de Portugal e, como não podia deixar de ser, também a brasileira. Desde então, nunca mais os reis portugueses puseram a coroa na cabeça, porque sempre se entendeu que a legítima Soberana de Portugal e seus domínios era Nossa Senhora”.
No tocante à devoção a Nossa Senhora da Conceição no município de Porteiras, o Padre Antônio Gomes de Araújo escreveu que aquela cidade surgiu no século XIX, oriunda de uma fazenda com esse nome, propriedade do Padre Valério Gomes de Castro, que lá construiu a primeira capela dedicada à Virgem da Conceição. Em 1884, passou por Porteiras o Padre Ibiapina, o qual liderou junto aos habitantes daquela localidade a construção de uma nova igreja e do cemitério. Mas foi somente em 1958, que o segundo bispo de Crato – Dom Francisco de Assis Pires – criou a Paróquia de Porteiras, designando como pároco provisório o Padre Pedro Inácio Ribeiro, vigário de Brejo Santo. Somente em 18 de janeiro de 1959 tomou posse o primeiro vigário de Porteiras, Padre Jacques Matos Milfont.
A devoção a Nossa Senhora da Conceição está umbilicalmente ligada à história de Porteiras. Esta a razão porque a Câmara de Vereadores daquela cidade criou a Comenda Nossa Senhora da Conceição para ser outorgada às pessoas que se destacam na divulgação e serviços prestados aquele município. O médico Napoleão Tavares Neves é uma dessas pessoas.
Nossos parabéns ao ilustre intelectual pela homenagem que lhe foi feita pelos porteirenses.

Armando Lopes Rafael - Historiador
(Publicado no "Jornal do Cariri", edição de 13 de abril de 2010)

2 comentários:

  1. Comenda merecida com distinção e louvor. Parabens ao Dr. Napoleão Tavares Neves.

    ResponderExcluir
  2. Napoleão Tavares Neves é hoje o mais respeitado intelectual do Cariri.

    ResponderExcluir