Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

311 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

A maior e mais importante honra de minha vida foi  ser aluno do Educandário Santa Inês - Professora Elisa Gomes Correia, uma das grandes bem-feitoras da educação de Várzea-Alegre, 1964.

Da turma de trás sou o segundo  da esquerda para direita, as orelhas me denunciam. Uma coisa que pouca gente tem observado na foto é a organização e o respeito. De um lado  da professora estão os meninos, do outro lado as meninas.

Em cima da porta, do  lado das meninas o Coração de Maria, e, do lado dos meninos o Coração de Jesus.

Estou alertando para o detalhe  porque aí sim, se aprendia  a cumprir com  os deveres, com a ordem, o respeito e os bons costumes.


3 comentários:

  1. A Escola é nossa segunda familia, e assim, os nossos ex-colegas são nossos segundos irmãos. Fui colega de classe do Paulo Viana e de suas irmãs, Tereza e Gracinha no Educandario Santa Inez da inesquecivel professora Eliza Gomes Correia. Eles filhos do nosso admiravel parente a amigo Chico Francisco de saudosa memoria.
    Foi muito bom Paulo o Blog lhe encontrar.

    ResponderExcluir
  2. A. Morais
    Fiquei muito emocionado com seu gesto, com essa homenagem,com a lembrança de Dona Eliza, com a referência às minhas irmãs e, principalmente, ao meu Pai.
    Sinto-me feliz por ter encontrado o Blog e quero louvá-lo pela iniciativa de manter nossa identidade viva. Creio que, não só eu, mas todos que leem e que colaboram com o Blog do Sanharol rendem, embora silenciosamente, homenagens a você. Silêncio que quebro, neste momento, dizendo que só os grandes espíritos se importam em conservar as vivências e a cultura de um povo. É isso que você está fazendo com o Blog do Sanharol.
    Muito grato
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. é isso uma professora capacitada e uma inteligencia privilegiada do paulinho, não ia dar em outra esse genio que ele é hoje, seu romance de estreia foi uns dos melhores que já li em toda minha vida, muito bem contextuada, vale apenas ler o seu livro semente de transformação

    ResponderExcluir