Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

321 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Sempre que vamos fazer um serviço, uma construção ou mesmo uma reforma na nossa casa, aparece alguém disposto a dar algum palpite.

Pedro Sousa construiu uma casa no Roçado de Dentro quase sozinho. Era o pedreiro, carpinteiro e servente ao mesmo tempo.

Certo dia, chegou por lá um primo curioso e perguntador : Pedro, quanto tempo você estar com esta construção? Tem muito tempo, né?

Rapaz não tem o mesmo tempo da construção da catedral de Fortaleza, mas já faz tempo! Pedro, e tu é doido, construir uma casa dentro de um buraco deste? Casa é bom é num lugar alto, que dê para avistar tudo!

Pra que?  De que adianta avistar o que é dos outros? Argumentou Pedro Sousa.

Para quando tiver uma chuva preparada no nascente a gente ver, é tão bom, insistiu o primo.

Não, quando ela bater na telha eu escuto,  respondeu Pedro Souza .


6 comentários:

  1. Giovani.

    Quanta saudade do meu amigo, parente e camarada Pedro Souza. Ele tinha razão, nada melhor do que o anuncio da chuva quando de surpresa bate na telha. Parabens Giovani pelo belo resgate.

    ResponderExcluir
  2. Quando morava em São Bernardo, tinha um piauiense muito amigo nosso, que construiu um belo sobrado, mas nos fundos, construiu um cômodo coberto de telha para quando estivesse chovendo ir para lá só para lembrar do Piauí. Coisas d enordestino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Aquela casinha que hoje pertence a viúva de Mestre Tim. O mestre Pedro
    Souza chamava de: - Minha casinha do pé da serra.
    Suadade de Mestre Pedro.

    ResponderExcluir
  4. A sabedoria popular é impar. Convivi com muitas pessoas iletradas, mas muito sábias.

    ResponderExcluir