Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Custodio - Por A. Morais

Custodio resolveu mudar de lugar. Precisava colocar os meninos na escola, se estabelecer no comércio, e, morar numa comunidade que lhe oferecesse melhores condições, precisava sair do atraso. Depois de varias cidades, por fim encontrou uma que tinha boas condições para seu novo estilo de vida. Acompanhado da esposa fez uma enquête do novo lugar para se inteirar dos costumes, da cultura e da verve do seu povo.

Foi informado que tudo ali era facilitado. Até os nomes das pessoas se pronunciavam apenas com as primeiras silabas. Joaquim era Jô, Lucélia era Lú, Bartolomeu era Bá e Juracy era Jú!
Então a esposa Dona Generosa observando a simplificação dos nomes advertiu: Vamos simbora “Custodio”, aqui não vai ser bom pra você!

4 comentários:

  1. Custodio não podia ter seu nome simplificado, pra frente ficaria "ódio" e pra traz o desastre era maior ainda.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk, essa foi boa, adorei, parabéns morais tô bolando de ri, ele ia ser chamado dessa palavras não pegava bem não

    ResponderExcluir
  3. kkkkk, sim foi boa demais, Morais, mas não iria ser só ele com este apelido, não lembre-se que aqui em V. alegre tem C.. de Antônio Caboclo, cujo nome correto é Edval Borges. Aliás, Luiiz Antônio, daqui desta Secretaria, o chamava de Seu C... "" Olhe, aqui, fulano este documento quem trouxe foi Seu C....

    ResponderExcluir
  4. Israel, Giovani e Magnolia.

    Fui colega de classe do Edval de Antonio Caboclo e de sua esposa de saudosa memoria Raimunda de Borginho. Lembro que com muita naturalidade o Edival era tratalho pelo resultado encontrado com a supressão do nome Custodio e não havia nenhum constrangimento. Mas a advertencia de dona generosa fazia sentido.

    ResponderExcluir