Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

322 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Hoje li uma manchete no Blog do Juazeiro – “Um morto que não morreu”, e lembrei-me de uma historia que o meu saudoso pai contava. Vou repassar pelo mesmo preço que recebi. Quando meninos, o meu pai e Raimundo Bitu, juntos com uma turma de amigos, estavam jogando um boi, se você não sabe o que venha a ser jogar um boi, era um jogo de piões que consistia em conduzir o pião de um lado para outro. O velho Antonio Alves acompanhava a brincadeira, peruando como costumavam falar naquelas épocas inocentes e distantes.

Eis que se aproxima um desconhecido, aparentando ter 70 anos de idade e pede uma esmola pelo amor do “padim Cícero. Raimundo Bitu demonstrando sua generosidade fez uma doação de uma moeda. O homem agradeceu e benzeu a todos fazendo um agradecimento em nome de sua fé no padre Cíço”.

Antonio Alves, o mais velho de todos, conhecendo a historia do padre Cicero que corria o mundo a época não acreditou muito na pregação do romeiro.

Quando foi informado pelo romeiro que o padre Cícero não morreu, que foi enterrado em Juazeiro e reapareceu em Roma, Antonio Alves falou: Eita peba danado! O romeiro saiu a dizer os piores desafores.


5 comentários:

  1. Num ambiente em que estivessem Jose André, Raimundo Bitu e Antonio Alves o cabra tinha que ser um bom pregador. Do contrario sairia zangado. Foi o que aconteceu. A epoca eram atribuidas a obra do Padre Cicero muitas desordens tanto é que está dando um trabalho danado para reabilitá-lo. A diocese tem tido muito trabalho para descaracterizar as acusação feitas por ela mesma em outras eras. O fato é que numa epoca ou noutra a Diocese errou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Eita! Eu era craque no pião e jogava um boi danado, mas nunca cheguei a levar o peba nem um metro...Esta resposta do Antonio Alves foi incrível.
    Parabéns primo A. Morraes por resgatar tantas coisas boas pra nossas lembranças.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Iris.

    Saindo-se do Pai Mané, vindo-se ao Juá e seguindo de volta a Palmeirinha leva-se um bom tempo para chegar, porem recorda-se um tempo bom, alegre e feliz que deixou marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate eu, que sequer conheço rajalegue em detalhes, já me afeiçoei as suas entranhas. ....

      Excluir