Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ora Celso Amorim vá a...merda - Por Adriana Vandoni

A concessão de comendas às mulheres de presidentes brasileiros pode causar problemas, dúvidas ou indignação. Conheço uma que causou problemas ao escritor e humorista Millôr Fernandes. Em 1959 ele tinha na extinta TV Tupi do Rio de Janeiro, um programa intitulado “Treze lições de um ignorante”, o qual foi suspenso por ordem do presidente Juscelino Kubitschek, que até hoje é dourado com a absurda fama de ter sido liberal e democrata, mas que não hesitou em usar a censura quando percebeu que sua mulher fora ironicamente criticada por Millôr, ao dizer: “Dona Sarah Kubitschek chegou ontem ao Brasil, depois de 5 meses de viagem à Europa, e foi condecorada com a Ordem do Mérito do Trabalho.”Não sei se no intervalo outra primeira dama foi condecorada, mas a atual Marisa Letícia Lulla da Silva, acabou de ter a sua segunda. A primeira foi no dia 7 de dezembro de 2007 quando recebeu, em cerimônia realizada na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte, a Medalha do Mérito Santos-Dumont. Logo me assaltou uma dúvida: Por que a “primeira patroa” recebeu condecoração brasileira criada para homenagear civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, por destacados serviços prestados a Força Aérea Brasileira (FAB)? Qual serviço prestara à FAB a homenageada? Conclui, como uma grande boa vontade, que fora pelo fato de ter acompanhado o marido em suas inúmeras viagens no Aero-Lulla, com uma tripulação da FAB, sem nunca dizer nada.

Mas agora parece que a coisa entrou no perigoso terreno da galhofa. Dona Marisa foi condecorada com a Ordem de Rio Branco (14/4). Essa ordem é destinada a galardoar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Pombas! A “primeira patroa”, com relação à diplomacia, teve somente uma passagem indigna: fez uso do Itamaraty para facilitar-lhe o recebimento da dupla nacionalidade junto ao consulado italiano. Os descendentes de italianos até a 5ª geração tem esse direito, mas para qualquer mortal no Brasil, que também queira ser italiano, há uma espera de média de 6 anos, e Marisa Letícia a recebeu em dias. Mas a a parte feia da coisa é a mulher de um presidente que não acredita no país governado por seu marido e, como se não bastasse, ao ser perguntada por que como mulher do presidente pedira a dupla nacionalidade, sem o mínimo pejo, respondeu: “É, o amanhã nunca se sabe, não é mesmo?”

Pois é, a uma brasileira que não respeita seu pais foi dada a comenda do Rio Branco, que tem como dístico a expressão em latim “Ubique Patriae Memor” (Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança). Mas o pior de tudo foi a explicação que deu o chanceler Celso Amorim para esse puxa-saquismo explicito: “apoio à atuação do marido na política internacional justificam a homenagem” – afirmou ele..

Ora Celso Amorim, tenha a paciência e “vá a merda”.

Adriana Vandoni.

18 de Abril de 2010.

4 comentários:

  1. “A vida é uma peça de teatro que não aceita ensaios. Por isso, cante, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

    ”Charlie Chaplin".

    "Estaremos sempre solidários com aqueles que, na hora da agressão e da adversidade, cumpriram o duro dever de se opor a agitadores e terroristas de armas na mão, para que a Nação não fosse levada à anarquia".

    GENERAL WALTER PIRES

    ResponderExcluir
  2. Primo Moraes, boa noite
    Venho pedir ao primo que visite meu blog e leia uma carta que postei agora, escrita e entregue pra mim, afim de ser lida e comentado por vocês. Esta mulher acredita que terá nossa atenção e quem sabe algum de nós lhe diga o que talvez esteja necessitando ouvir.
    Agradeço pela atenção.
    Gostaria que mais leitores seus também comentassem.
    Um forte abraço.
    Se ela permitir, um dia contarei de quem se trata.

    ResponderExcluir
  3. Morais:
    Antes dessa condecoração, a primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva já tinha recebido a a Medalha do Mérito Santos-Dumont, concedida pelo Ministério da Aeronática, por "ter prestado destacados serviços a Aeronáutica brasileira e por suas qualidades e seu valor, em relação a Aeronáutica".
    Risível, mas pura verdade...

    Já no último dia 20 de abril foi agraciada com a Ordem do Rio Branco Ordem do Rio Branco, em reconhecimento pelo Governo do Brasil às "práticas e ações de Senhora Marisa Letícia por serviços meritórios e virtudes cívicas".
    Risível, mas pura verdade...

    Perguntinha boba, mas pertinente:
    quais as virtudes cívicas de Dona Marisa Letícia? Quais são seus feitos de honrosa menção? Ela ao menos fala?
    Pois na televisão vemos que ela apenas fica ao lado do marido e, quando muito, dá um sorriso amarelo quando a voz ronhenta do marido ganha ares de teatralidade...

    O Brasil virou uma opereta bufa!

    ResponderExcluir