Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RIO DE TODOS OS JANEIROS.

Conhecia, de fotos e de ouvir falar, a beleza do Rio de Janeiro. Cidade Maravilhosa. Luzes, Morros, Praias. Agora, estava lá, de verdade. Sua aldeia amada não tinha Pães-de-Açúcar nem Corcovados. Seu Cristo Redentor era uma pequena imagem de Frei Damião, pouco mais de metro e meio, na praça principal, em frente à Prefeitura, sem colete a prova de balas, por disso não precisar. Sua Copacabana era o açude, com menos água que o mar, mas tão belo quanto. Era o que amava, ali nascera, ali vivia. Mas não havia dúvidas quanto à beleza do Rio. Principalmente quando visto do alto, da janelinha do avião, na viagem de volta. Seu lugarejo era seu chão, seu céu, seu rio, de janeiro a dezembro. E as balas, se necessárias fossem, sempre achavam o endereço certo, nunca se perdiam, desde os tempos de Lampião.
Xico Bizerra.

2 comentários:

  1. Parabens Xico.

    Um belo texto. Uma cronica para se lê, relê e refletir sobre um Rio de Janeiro que resiste a tudo e continua lindo.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Morei por muitos anos lá e, por mais que tenha lá as suas mazelas, é uma cidade verdadeiramente encantadora, não somente pelas suas tão comentadas belezas naturais, como também pela alegria do seu povo e pela forma como eles sabem acolher os que por lá passam. Sinto saudades deveras...

    ResponderExcluir