Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Sabedoria dos Provérbios – por Armando Lopes Rafael


Tenho um hábito, que vem da adolescência, anotar os “ditados populares”. Ainda hoje conservo cadernetas, nas quais vou transcrevendo esses provérbios, também conhecidos por adágios, sentenças e aforismos. Em minha opinião o grande mérito desses ditados é você assimilar uma sabedoria em questão de segundos, a partir de uma sentença que uma pessoa levou a vida inteira para formatar.
Os provérbios estão presentes em todos os povos e se constituem em parte importante de todas as culturas. Transcrevo abaixo alguns, que encontrei há poucos instantes numa folha solta de uma velha caderneta, guardada num livro antigo.
“A alma não tem segredo que o comportamento pessoal não revele” – Lao Tse
“Mesmo a melhor das cobras é uma cobra” – provérbio árabe
“Nunca explique suas idéias. Seus amigos não precisam de explicações. E seus inimigos não acreditarão nelas”

“Olhe a vida do pára-brisas e não pelo retrovisor”. (de um pára-choque de caminhão)

E para finalizar, este atribuído ao Rei Salomão, inserido no livro Provérbios, da Bíblia Sagrada: "Até o insensato passará por sábio se estiver calado, e por inteligente se conservar os lábios fechados".

2 comentários:

  1. Prezado Amigo Armando.

    Os proverbios são ensinamentos originados da sabedoria e experiencia vivida. Muito bom o seu texto.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Armando Rafael

    A filosofia dos provérbios é tão profunda, que se a gente canalizasse seus ensinamentos, nos transformaríamos em seres melhorados utilizando simplesmente a experiência dos antigos.

    Como você; também coleciono esses provérbios desde a minha juventude, e te digo, têm sido muito uteis a minha efêmera existência.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    A propósito, você desapareceu! nunca mais o encontrei – Lá na Praça – Tomando aquele café ao calor da tarde.

    ResponderExcluir