Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de junho de 2010

Blog é coisa séria – por Armando Lopes Rafael


Outro dia, conversando com uma respeitável senhora da sociedade cratense, ela comentava o fato de um blog local ter virado espaço desregrado, licencioso e indisciplinado para postagens explícitas libidinosas e libertinas de genitálias. E eu acrescentei: dá abrigo, também, para matérias contra crenças religiosas, o que é proibido pela Constituição.
O preâmbulo acima foi necessário para chamar a atenção para uma notícia divulgada ontem na Internet, segundo a qual o ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral–TSE, decidiu multar em dez mil reais dirigentes do PSDB por causa de comentários de leitores veiculados no site do partido Gente que Mente (www.gentequemente.org.br). O relator concordou com a ação do Ministério Público Eleitoral segundo a qual os cinco comentários feitos numa matéria com críticas à Dilma Rousseff ferem a legislação eleitoral.
Daí porque é pura ingenuidade dizer que os blogs podem ser feitos sem censuras ou sem firulas. Ou que os colaboradores dos blogs podem postar o que quiserem, sem serem vigiados ou amordaçados.
Os blogs – os chamados diários da Internet – surgiram há cerca de cinco anos, numa evolução do que era usado apenas pela garotada para buscar relacionamentos ou expor sua intimidade. Em algumas nações ainda submetidas a ditaduras, os blogs transformaram-se numa trincheira da liberdade de expressão. Daí o medo que os ditadores têm dos blogs. Isso vem acontecendo em Cuba, na China e na Venezuela, dentre outros países onde a força das armas silencia a manifestação do pensamento.
Hoje os blogs viraram coisa séria. Os chamados “blogueiros” conquistaram espaço na mídia. Suas atividades são acompanhadas pela sociedade. Daí a exigência de responsabilidade e seriedade tanto para quem posta, como para quem faz comentários no blogs.
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

9 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Sua postagem é aportuna e esclarecedora. Muitos usam os blogs para fazer os seus desabafos, agredir e partir para o pessoal. O que se escreve no blog pode ser levado sim a justiça e se estiver em desacordo com o que a legislação determina quem as praticou será levado a responder pelas consequencias.

    ResponderExcluir
  2. Aproveito a oportunidade para acrescentar mais, mesmo o blog tendo textos censurados, existe um aviso para quem for acessá-lo ficando pois à livre escolha do que se possa ler.
    Eu por exemplos tenho dois blogs onde um escrevo reflexões da vida e o outro onde descrevo a explosão sensual do ser humano, não contém pornografias, são textos sensuais, mas é para livre escolha.
    Ha! Nem por estes textos deixo de ser uma mulher respeitável.
    Um abraço caro primo Moraes.

    ResponderExcluir
  3. Morais:
    Você tem razão.
    Se um Blog não tiver - pelo menos - algumas normas éticas vira uma "Casa de Mãe Joana"...

    Aqui no Crato temos exemplo de um.

    ResponderExcluir
  4. Quando o cidadão escreve e assina em baixo ele é co-responsavel pelo que escreve. Por isso não dou muita importancia a comentários anônimos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Francisco. Voce estava meio sumido. Estava fazendo falta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. É...

    Desde que iniciei minha caminhada pelos blogs, percebi que alguns deles, usavam essa poderosa força de comunicação de maneira imprópria, sem a devida cautela, desvirtuando-se pelas futricas, pelos excessos indecorosos e pela maldade pré concebida.

    E quando versava sobre política a agressividade era devastadora.

    Sempre questionei o seu mau uso, por que temos muito a aprender e não podemos perder um segundo si quer.

    As postagens e comentários, deviam ter sempre um cunho noticioso, informativoi, educativo e moralizante.

    O dom e a oportunidade de escrever para o mundo, precisa ser utilizado com dignidade, visando sempre o bem estar, não por temer represálias e demandas judiciais, mas, por que é bom e agradável fazer o bem.

    Armando Rafael, a sua chamada é muito oportuna e necessária.

    Abraços do
    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  7. é assino em baixo, no meu blog eu procuro colocar textos sadios pois eu sei que gente de familias cristãos piedosos estão lendos os meus trabalhos por isso se tiver um palavrão em um texto que eu acho interessante eu coloco uns pontinhos para postar se ver que não dar pra mudar não posto, o blog é uma ferramenta pra vc educar, divertir e mostrar seu trabalho ao mundo e esse texto postei hoje no meu blog citando a fonte abraços

    ResponderExcluir
  8. O Israel nos chamou à atenção para algo muito importante que é citar a fonte. Eu costumo informar ao leitor apenas o autor da obra. De agora em diante, Vou ser mais cuidadoso e citar também a fonte. E quanto ao meu sumisso Morais, é que estou queimando alguns neurônios com uma pós graduação, mas é sempre gratificante voltar aos estudos.
    Meus cabelos cor de prata dá um certo ar de sabedoria aos jovens colegas!rsrs

    ResponderExcluir
  9. Este Gente Que Mente não tem credibilidade alguma haja visto que é público e notório a sua ligação com Serra!

    ResponderExcluir