Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Nem no último pau-de-arara – por Luiz Henrique Campos (*)

Foto parcial da Avenida Padre Cícero entre Crato e Juazeiro do Norte

(Artigo publicado no jornal O POVO desta 6ª feira)


Já estive várias vezes na região do Cariri a trabalho ou desfrutando descompromissadamente da hospitalidade daquela gente. Há duas semanas, porém, ao acompanhar a visita do pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), me chamou a atenção o aspecto da transformação econômica pela qual passam as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, mais especificamente.

Ao passear pelas ruas, ou em conversa com comerciantes, é nítida a diferença de perspectivas para aquelas cidades se comparada aos últimos cinco ou 10 anos. Se antes, Juazeiro, por exemplo, carecia de uma melhor estrutura de serviços básicos, hoje é exemplo de um polo regional de desenvolvimento que consegue aglutinar em torno de si diversas cidades do Ceará, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Prova dessa importância regional, é que, segundo a prefeitura, por dia, param em média na cidade, cerca de 200 topics oriundas de diversos municípios destes estados. O aeroporto de Juazeiro, por exemplo, já tem uma movimentação de carga que chega a superar a de capitais da região Norte do País. Para este ano ainda, está prevista a chegada de pelo menos três unidades de uma grande rede de varejo. Sem contar o boom da construção civil no município.

O mais interessante é que essa movimentação tem se dado de forma tão rápida que até entre gestores e lideranças da região não há consenso sobre o que estaria acontecendo para dar celeridade a essa onda de desenvolvimento. Para uns, seria o turismo religioso; alguns apontam a revitalização do comércio alavancado pela indústria calçadista de pequenas empresas; enquanto outros creditam à chegada das universidades.

Tudo é uma conjunção de fatores que incluiria ainda o bom momento da economia nordestina. Mas prefiro ficar com uma feirante do mercado público, que na sua sabedoria popular, disse que ninguém tem explicação para o que está acontecendo em Juazeiro e Crato. O melhor é que em termos de futuro ainda há muito a ser explorado, o que nos leva a crer que a máxima de se deixar a região no último pau-de-arara já é coisa ultrapassada.

(*) Luiz Henrique Campos é jornalista

2 comentários:

  1. Prezado Amigo Armando.

    Uma pequena correção no texto do Luiz Henrique Campos. Diz-se que 200 topics chegam diariamente a Juazeiro.

    Numa conversa que tive com o Coronel Pedro Alberto, Comandante do Batalhão de Juazeiro há exatos dois anos, o numero desse tipo de veiculos a visitar a cidade chegava a 460 por dia. Topics oriundas de diversas localidades do nordeste. Um belo texto. Que não tenhamos revoluções para atrapalhar esse desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Quando li o texto também achei modesto o número de 200 topics/dia.
    Creio que a informação do Cel.Pedro Alberto se aproxima mais da realidade.

    ResponderExcluir