Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

337 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Hoje eu vou contar uma historinha do meu parente, amigo e camarada Francisco das Chagas Bezerra, o conhecido Chico Piau, falecido há poucos anos em Várzea-Alegre.

Chico era um homem desprendido de valores materiais, era caridoso e de muita benevolência com os amigos. Dentre suas posses e bens, o Chico possuía varias casas para alugar.

Um belo dia chegou, em Várzea-Alegre, um casal, procedente da cidade de Juazeiro do Norte e alugou uma de suas casas. O tempo foi passando e nada de pagamento do aluguel. Depois de quatro meses, o Chico fez uma visita ao casal e houve o presente dialogo entre locador e locatário da residência :

A mulher com as mãos na cabeça justificou o atraso alegando as dificuldades enfrentadas: Olhe seu Chico eu não sei mais o que fazer. Meu Padim Ciço só dorme no claro e cortaram a energia da casa hoje, estou ficando louca.

Chico com a calma que lhe era peculiar e bom  conselheiro como sempre disse : Bem, eu sugiro que a senhora vá acostumando o Padre Cícero a dormir durante o dia e quanto ao aluguel vou dar mais um  mes de prazo. Se nesse período não houver pagamento mandarei destelhar a casa.

O marido da mulher, deitado numa tipoia armada num canto da sala perguntou: Seu Chico quanto é que o senhor vai pagar para descobrir a casa?

Chico deixou a casa ás gargalhadas. Isso é que era falta de emprego!


2 comentários:

  1. Como vemos Chico Piau tinha solução pra tudo. Meu padim passava a dormir durante o dia, portanto no claro. E na falta do aluguel destelhava a casa. A situação era desesperadora. A esperança do inquilino era o trabalho para destelhar, embora depois de feito ficasse ao relento.

    ResponderExcluir
  2. Chico Piau era um cômico. Inteligente e espirituoso. Essa história é comovente pois faz rir da desgraça alheia. Uma forma de humor muito interessante, onde a tragédia vira comédia. Valeu, Morais!

    ResponderExcluir