Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de dezembro de 2023

334 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Amaro Bento era um preto de dois metros de altura e tinha a largura de um guarda roupa. Tinha a profissão de foguista de trem da REFESA. Quando a rede entrou em crise ele foi removido para os correios e telégrafo.

Eu o conheci trabalhando na agência de Várzea Alegre, onde ganhou a apelido contraditório de Pingo de Leite. Se Amaro fosse filho de V. Alegre, seria mais um contraste. Amaro era um homem trabalhador e direito, de tão simples que era chegava a ser extremamente ingênuo.

Ele contava que uma vez voltava do baixo meretrício no Recife velho e quando passava numa ponte escura, foi abordado por três trombadinhas. Um dos pequenos delinquentes anunciou o assalto já com um canivete na mão: - É um assalto negão!

Amaro tranquilo como era perguntou: Vocês tão querendo é tomar meus terem? É sim! Vai passando logo vagabundo, se não tu morre! Apois eu num dou não! Se vocês tivesse pidido cum jeito eu inté qui dava, mais na marra eu num dou não. O marginal que estava com o canivete na mão avançou para Amaro, mas foi só para penar. Amaro pegou no pulso do infeliz deu um arrocho tão grande que ele se torceu e derrubou a arma.

Os outros partiram para atacar, mas foi naquela hora que Pingo de Leite açoitou os dois com o que ele segurava. Ficaram os três gemendo no chão e Amaro saiu pedindo desculpas.

Na casa onde funcionava o correio morava eu, Amaro e o saudoso Zé Clementino. Certo dia eu cheguei com Zé, quando deparamos com Amaro ajoelhado na frente da imagem de São Benedito fazendo uma prece.
Ele orava assim: Meu bom São Binidito. Eu sempre fui devoto do Sinhor e nunca pidí nada, mais agora eu tou pricisando dum adigitoro. Eu quiria pidí pru Sinhor dá um jeito naquela impregada de Dr. Lemo, pruque ela está dando inriba deu. E cuma eu sei qui ela tem um chamego cum aquele caba dos Catita, pode ser qui ele venha cum bestêra, aí vai ser priciso eu dá um cocorote nele, qui inté o anjo da guarda vai sintí. Eu quiria pidí tombém pru Sinhor olhar pra Tadeu meu caçula,pruque ele tá danado falando fino e se requebrando e isso num é coisa pra caba macho.

Se o Sinhor tiver tempo dê um jeito tombem im Rosália minha fia, pruque ela agora inventou uma arrumação de fugi cum todo galego vendedor de panela qui chega lá im casa. Num deixe tombem de olhar pra Oberto de Zé Ogusto, qui ele tá ficando muito acanaiado. Eu quero pidí ainda qui olhe pra minha preta, pruque ela tá sozinha im Caruaru e o Sinhor sabe muier longe do marido é qui nem cabrita perto de pai de chiqueiro.

Se o Sinhor puder atender meus pidido, quando eu se aposentar vou fazer uma capela bem bunita pru Sinhor. Mais se num puder, pode sair precurando nesses poste do correi, qui tem na rebêra, qui qualquer dia desses o Sinhor vai incrontar esse preto infoicado.


8 comentários:

  1. Mundim do Vale.

    Ri muito com a historia do Pingo de Leite. Parabens pela criatividade e pela memoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkllkkkkklll o santo deve ta trabaianu inte oje, pra atebner pingo de keite.....

      Excluir
  2. Oxente Mundim do Vale
    Que história mais "pai d'égua'
    Que reza interessante
    Mais reta do que a régua.

    Com munganga ou sem munganga
    a coisa aconteceu
    só num vá dizer mais tarde
    que o ladrão era eu...

    Também vou fazer pedido
    Pra coisa "amiorá"
    Pra vocês ser bem "filiz"
    Pra no Crato eu vir morar.

    ResponderExcluir
  3. parabéns raimundinho, como sempre eu digo que já conhecia, essa história, pois seus causos eu já vi todos, creio eu, mas não deu pra controlar o riso não foi muito legal rever esse causo parabéns e mande os poemas e causo por e-amails abraços

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Raimundim, você tava fazendo falta por aqui... Ri demais com Pingo de Leite....
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Morais, Israel, Magnólia. Claude e Klébia.
    Eu agradeço pelos comentários positivos.
    Esse causo, tirando da pequena penteada, foi verídico, ele aconteceu numa casa vizinha a casa de Dr.lemos ode algumas pesoas que lá residiram já estão falecidos.
    São eles:
    Moacir Bitu, Zé de Freitas e Zé Clementino. Eu Não sei se Pingo de Leite ainda é vivo, mas eu estou vivinho da Silva.
    Abraço a todos.
    Mundim

    ResponderExcluir
  6. (comentario de Geraldo Vieira)Conheci bem seu Amaro,pois ainda cheguei a trabalhar com ele quando entrei nos Correios.Ele era bem engraçado.Acredito que ele nao e mais vivo.

    ResponderExcluir