Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

336 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Em 1960 Dr. Lemos foi chamado para atender um doente que estava muito mal no sítio Lagoa Seca. Chegando lá examinou o doente e quando foi passar a receita viu que andava sem a caneta.

Pediu que alguém providenciasse uma caneta ou um lápis, mas nem na casa nem na vizinhança foi encontrado.

Dr. Lemos falou: Não tem problema tragam um carvão e uma tabua que eu escrevo e depois vocês copiam quando arranjarem lápis ou caneta. Trouxeram um carvão e uma janela e ele escreveu enquanto dizia : Olhem quando for amanhã vocês vão muito cedo a Várzea Alegre e procurem a farmácia de Nelinho e comprem esse remédio. Mas não deixem de ir porque o caso dele é muito sério.

No outro dia arranjaram a caneta, mas como ninguém conseguiu entender a letra do médico o jeito foi ficar mesmo na tabua da janela. A candidata a viúva chamou dois candidatos a órfãos e disse: Vocês vão lá à farmácia de seu Nelim para comprar esse remédio, vão por cima da serra que é mais perto. Mas vão num pé e voltem noutro.

Os dois saíram se revezando já quase correndo com a tabua na cabeça. Quando chegaram nas pedreiras do Riacho do Meio o que conduzia a receita entrupicou e ela partiu-se no meio. Ficou uma banda pra cada um. Chegaram à farmácia montaram a receita por cima do balcão. Seu Nelinho olhou com uma expressão de espanto e um dos irmãos perguntou: O qui foi seu Nelim? Num vá me dizer qui o senhor tombém num sabe ler a letra do doutor.

Claro que a letra do médico eu entendo. Mas depois de vinte anos de farmácia é a primeira vez que eu vou aviar receita em tabua lascada.



7 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Hoje em dia,um carro vai de casa em casa levando um medico, uma enfermeira, um dentista, as ferramentas e os remedios, e, muitas vezes quando se retira da residendia o paciente joga os medicamentos fora. E, o pior dizem: este Dr. não sabe de nada. Diferente destes que andaram tres leguas com uma porta na cabeça. A historia de Mundim é verdade e serve de exemplo do sofrimento antigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o negocio, é resolver. O meio, é só um detalhe.

      Excluir
  2. Estou na terra do arroz, até quando eu não sei, mas pelos menos o fim de semana, é certeza ficar por aqui.
    Não encontrei ainda a a Magnólia.
    Abraços da terra do arroz para todos do blog.
    Mundim da Raja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serei um homi de sorte, se um dia o também conhecer. Sanharol, já tive a grande alegria e satisfação......

      Excluir
  3. Mundim .

    Nós do seu Blog do Sanharol estamos com saudade de sua nobre presença. Uma sugestão para sua nova temporada de viagens. Leve com voce o seu valiosa arquivo. Assim a qualquer hora e em qualquer lugar voce pode postar e fazer a alegria dos amigos do Blog.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Logo na Lagoa Seca onde temos mais água em Várzea Alegre, vizinho da terra de Padre Vieira um dos homens mais cultos do nosso Estado! É nossa terra dos contrastes...
    Parabéns e muito obrigado Morais por nos brindar com tantos causos da nossa terra.

    ResponderExcluir