Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Curiosidades Catolicas - Por Antônio Morais.

De quem é o recorde de tempo em canonização?

Sim, é dele. Santo António. É difícil alguém ser canonizado. Pode levar séculos. O Beato Anchieta e seus devotos, por exemplo, tentam há quase quatro séculos, sem sucesso. 

Santo António detém o recorde de velocidade em matéria de canonização: foi declarado santo em menos de um ano depois de sua morte, em 30 Maio de 1.332. Se ele não é o santo das causas urgentes, como Santo Expedito, ele foi muito urgente e expedito na sua causa de canonização. 

Ele é o santo padroeiro das cidades de Pádua e Lisboa. Em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Por fim, em 16 de Janeiro de 1946, o Papa Pio XII juntou o seu nome a lista dos Doutores da Igreja católica. 

Como Deus vive atarefadíssimo e já previa que Santo António seria o padroeiro de tantas ordens religiosas, paróquias, bairros, países e instituições civis e militares, além de ser requisitado por jovens casadoiras e por esquecidos que largam as coisas sem lembrar onde, conspirou para sua canonização em tempo recorde.

3 comentários:

  1. A proxima "Curiosidade catolica" será: Por que Santo Antonio carrega um lirio? De todas a flor mais bonita.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Não vou me adiantar sobre o lírio para aguardar sua postagem, mas não resisto a citar algumas curiosidades sobre Santo Antônio.

    – Segundo levantamento da Igreja Católica ele é o santo mais popular do Brasil.
    – Ele nasceu em 1195, em Lisboa, capital de Portugal, e recebeu o nome de Fernando Bulhões.
    - Já em vida, Santo Antônio era considerado santo pelos milagres realizados através de suas orações e pedidos em que Deus se manifestou.
    - Santo Antônio também é invocado para achar objetos perdidos. Experimente um dia pedir a intercessão dele para localizar alguma coisa que perdeu. É tiro e queda!
    – Você sabe a razão do “Pão de Santo Antônio” (distribuído entre os pobres, inclusive em Crato onde é arrecadado todo dia 13 na Sé Catedral)? É uma história antiga. Contam que surgiu um dia faltou quando faltou pão no convento. O cozinheiro desesperado correu até Santo Antônio que era o guardião do lugar, que lhe disse para procurar nos cestos onde encontraria o pão. Os cestos estavam cheios e a história simboliza a fartura.
    – No Brasil, a data de Santo Antônio é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.
    – Santo Antônio apesar da sua humildade em vida foi elevado a um dos doutores da Igreja. Ele é o padroeiro de Portugal.
    – Frade franciscano, Santo Antônio foi contemporâneo de São Francisco de Assis que lhe tinha grande estima.
    - E para finalizar: na diocese de Crato existem 5 paróquias cujo padroeiro é Santo Antônio: Barbalha, Araripe, Barro, Jardim e Antonina do Norte. Ele só perde para Nossa Senhora. Também quem pode competir com a Mãe de Deus?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Armando pelo comentario. Os devotos de Santo Antonio estão alegres e felizes com os seus ensinamentos.
    parabens.

    ResponderExcluir