Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Curiosidades católicas - Por Antônio Morais




Por que Santo Antônio carrega um lírio?

Na vida concreta, Santo Antônio nunca andou pelas ruas carregando ramos de lírios floridos, salvo para enfeitar algum altar. Nos quadros e imagens do santo, o ramo de lírios está sempre por lá, atado as suas mãos.

O lírio, um símbolo- atributo, só apareceu nas representações artísticas do santo após o século XV e se tornou popular. Há uma serie de explicações hipotéticas para os lírios. Em primeiro lugar, em Pádua, o lírio é a flor da estação na qual Antônio morreu. Dizem. Em segundo lugar, o lírio é uma flor do campo, ornamental, perfumada, medicinal e frágil, um pouco como o santo. Em terceiro lugar, o lírio refere-se a pureza, a castidade, a pobreza e ao vigor do testemunho de sua vida. Em quarto lugar, o lírio é uma expressão da natureza, tão evocada e mostrada, pelos franciscanos, como o sinal de Deus. Em quinto lugar, talvez os lírios floridos evoquem o significado do seu próprio nome: Flor nova. "Na bíblia, o lírio evoca a eleição, a escolha do ser amado”. "Como um lírio entre as sarças, assim é minha bem-amada entre as jovens donzelas”, e o abandono a providência, que proverá todas as necessidades dos bem-amados.

“ Olhai os lírios dos campos, como eles crescem; eles não tecem nem fiam.” Nas mãos de Deus o lírio veste-se de uma forma que nem Salomão em toda sua gloria pode igualar. O Santo Agostinho também revestiu-se dessa gloria e isso não se confunde com suas vestes franciscanas.

3 comentários:

  1. Morais:
    Em Barbalha – no mês de junho – é comum distribuirem o folheto que transcrevo abaixo:
    --- ---
    “Esta magia é para as solteiras pedirem auxílio para o querido Santo Antonio.
    As moças ansiosas à espera de um namorado, podem utilizar este dia para fortificar seus pedidos ao Santo que ajuda nos encontros de amor. A flor de homenagem à Santo Antonio é o Lírio. Então, no Dia dos Namorados, compre lírios e vá a uma igreja de sua preferência e ofereça a este Santo.
    Entre na igreja, e se caso não tiver a imagem de Santo Antonio, deixe as flores onde puder e achar mais conveniente. Fique por um tempo dentro da igreja e converse mentalmente com Santo Antonio. Agradeça sua atenção e diga seu desejo à ele. Reze como se já estivesse sido atendido(a), e sinta esta sensação de estar sendo amada por alguém especial.
    Assim, Santo Antonio vai se sentir constrangido se não trabalhar rápido! Esta magia vai te trazer alguém especial, antes do próximo 12 de Junho”.
    --- ---

    ResponderExcluir
  2. Não se sabe ao certo quem é mais belo se os lirios ou Santo Antonio e sua historia de santidade. Ambos são coisas de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Cada dia é uma moeda que Deus nos dá para comprarmos a sua Gloria.

    Santa Mônica

    ResponderExcluir