Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 6 de julho de 2010

Damião dos Bonecos - Por Claudio Jose de Souza.

E lembra de Damião
Com os bonecos que fazia.
TODA BOA POESIA
TEM O CHEIRO DO SERTÃO.
.
Mundim agora sou eu
Dos bonecos o detentor
E você como defensor
Do que desapareceu
Ah se tivesse um museu
Pra que fosse bem cuidado
Mas o museu espalhado
Ninguém se propõe juntar
Caboco vamos lutar
Vamos todos lado a lado
.
Cassimiro é o camandante
Da tropa negra engraçada
Piolho não fala nada
Frouxinha por um instante
Não arrumou mais amante
Agora estar recata
E de boquinha calada
Não brinca nem bebe mais
Só tem é dormido em paz
Oh que tristeza lascada
.
Claudio José de Souza.

18 comentários:

  1. Hoje é o dia da poesia no Blog do Sanharol. Savio, Magnolia e Claudio Sousa prestigiaram com seus belos poemas. Teremos uma chuva de poesia, virão Mundim, Israel, João Bitu, Vicente Almeida e tantos outros que me fogem a lembrança. Parabens a todos.

    ResponderExcluir
  2. Claudio Jose, o homem do Zabumbando. Voce passou a fazer parte do ecletico e solene grupo de poetas do Blog do Sanharol. Todos capitaneados pelo poeta de renome nacional Dr. Jose Savio Pinheiro e pelo mundialmente conhecido Mundim do Vale que nas suas santas humildades se misturam aos demais aprendizes.
    Parabens

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a lembrança do Casimiro Coco do grande artista Damião dos Bonecos...Seria muito interessante acordar toda essa turma. Ler a poesia me fez recordar as "imorais" cantigas dos bonecos:
    "O velho mais um velha
    Tomava banho numa bica
    A velha escorregou
    e o velho comeu canjica...
    ô minha viola, ô viola boa,
    ô minha viola do sertão das Alagoa"

    ResponderExcluir
  4. O Damião dos Bonecos era um cidadão que por muitos anos fez parte e continua fazendo no que se refere a cultura Varzealegrese. Tinha muita admiração pelo seu trabalho, que muito alegrou a população e hoje serve de referencia no contesto histórico de nossa terra. Parabéns por ter resgatado essa memória e um grande abraço extensivo a todos os seus familiares.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Morais, estou fazendo um comentário de teste.

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  6. Morais, o comentário apareceu normal aqui. O problema deve ser ai no seu computador, não ?

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  7. Bela lembrança Claudio, belo resgate dessa figura que foi Damião !!! Era um show a apresentação dos seus bonecos... Saudades...
    Beijos de parabéns pelo poema.

    ResponderExcluir
  8. Oh morais muito obrigado
    Pelo elogio que me fez
    Se quiser divulgar poesias
    No seu blog separe um mês
    Que poeta aqui tem demais
    E cada trabalho que faz
    É sempre na linha reta
    Várzea alegre tem contrastes
    Mais aqui também tem artes
    E de artista é repleta

    PRA QUE TODOS TENHAM CONHECIMENTO. A FAMILIA DE DAMIÃO DOS BONECOS ME PRESENTEOU TODOS OS BONECOS DE DAMIÃO. AINDA HOJE MESMO MOSTREI PRA MINHA FILHA DE 5 ANOS MARIA CLAUDIA. QUE TEVE UM POUCO DE RECEIO DE JOAOZIM MAIS DEPOIS JÁ ESTAVA ARRUMANDO O NAMOR DELE COM FROUXINHA.

    ResponderExcluir
  9. Prezados amigos.

    O Claudio de Souza recebeu uma grande herança. O acervo do Damião é valoroso, pelo significado que teve para varias gerações. Quantos risos, quantas alegrias proporcionadas e guardadas em nossas lembranças. Eu mesmo já postei no Blog varias proezas do Damião e seus bonecos. Parabens Claudio.

    ResponderExcluir
  10. Em 1965 houve uma grande vaquejada em Várzea-Alegre. Damião colocou uma mesa para vender pão, bolos, manzape e refresco de abacaxi. O mais importante era a propaganda e a forma convincente que o mesmo tinha para atrair os clientes, usando sempre o seu bom humor e logo conseguia vender os seus produtos. Era realmente uma figura impoluta na arte e na cultura popular.

    ResponderExcluir
  11. OI CLAUDIO,

    NÃO RESTA DÚVIDAS DE QUE VOCÊ FAZ JUS A HERANÇA QUE RECEBEU DE DAMIÃO DOS BONECOS.

    CONCORDO QUE PRECISAMOS DE UM ESPAÇO PARA PRESERVAR NOSSA CULTURA. JÁ TEMOS ONDE GUARDAR AS COISAS DO PADRE VIEIRA, O QUE É SENSACIONAL. SÓ QUE PRECISAMOS DE ESPAÇO PARA ABRIGAR A CULTURA POPULAR DO MUNICÍPIO. TÃO BOM SE AQUELA CASA DE PAPAI DIRCEU PUDESSE SER UM CENTRO CULTURAL..(?). O QUE VOCÊ ACHA DA IDÉIA?

    ResponderExcluir
  12. Garotos e garotas do blog.
    Damião. Chico Carrim, Zé Negão
    e o sobrinho deles Antônio Moco.
    Foram meus vizinhos por muito tempo no sítio Vazante.
    Eu tenho bastante subsídios para faler de Damião e os seus irmãos.
    Eu não sei se vocês sabem que Damião fazia o boneco, fazia a roupa, Dava o nome e a voz para cada um. Naquele tempo não tinha recurso de cãmera, não. Ele era ventríloco mesmo.
    Grande Damião.

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOA ESSA IDÉIA DA SENHORA LINDA LEMOS. DA GRANDE CASA DEFRONTE A IGREJA DE SAO RAIMUNDO, QUE HOJE SERVE DE BANHEIRO PARA LOUCOS E DELINQUNETES. ESSA IDÉIA JÁ FOI PASSADA PARA VÁRIAS PESSOAS MAS A BUROCRACIA E E A POUCA VISÃO DE ALGUMAS PESSOAS FAZ COM QUE TODOS FALEM E NINGUÉM TOME ATITUDE. MAS O ACERVO DO PADRE VIEIRA JÁ ESTAR NA CIDADE. UM PASSO ALTAMENTE IMPORTANTE O SEGUINTE SERÁ COMO SE DARÁ ESSA PRESERVAÇÃO. VOU ESPERAR PRA VER.

    ResponderExcluir
  14. eu tenho uma foto histórica onde tem eu damião e o bidinho, foi a ultima apresentação dos dois em público no ano dois numa comemoração dos 500 anos de brasil na escola maria afonsina foi maravilhosa essa festa, depois eu enviarei a foto para o blog

    ResponderExcluir
  15. OI CLAUDIO,

    ESPERAR PARA VER...(?)

    A casa de Papai Dirceu está exposta a venda. Se for vendida para ser demolida, perdemos um patrimônio histórico do município.

    Li hoje algo no site da SECULT CE chamado tombamento e patrimônio histórico. Que tal você ler e me dizer o que achou? Qual o seu e-mail?

    ResponderExcluir
  16. Prezado Dihelson.

    O problema era com o GMAIL, os comentarios não estavam sendo transferido para pagina do Blog. Voltou ao normal. Obrigado mais uma vez.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. PASSEM PRA O MUNDIM DO VALE; JÁ QUE EL NÃO FAZ CONTACTO COMIGO.

    A CASA DE SEU DIRCEU
    TOMBA SE NÃO FOR TOMBADA.

    arrume aí o mote mas o tema é que; ou se toma uma atitude ou o patrimonio vai ao chão.

    ResponderExcluir
  18. Certa vez houve um cassimiro coco na Rua São Vicente e no meio do povo estava Ticão da Unha de Gato. Dengosa perguntou:Cassimiro você conhece o Ticão?
    _Conheço. não é aquela carnaúba sapecada que está ali?

    ResponderExcluir