Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dois amigos - Por A. Morais

Clic na foto e veja dois "cabas feios".

Pra você Mundim.
A. Morais.

O Mundim é meu amigo,
Pra mim é mais que irmão,
Mas um dia num encontro,
Fiquei prestando atenção,
Num encontro informal,
Nosso com Pedro Piau
Na hora da maior graça
Ele se afastou de nós
Saiu pra ficar a sos
E foi engoli fumaça.

Eu fiquei encabulado,
Com o vicio do Mundim,
O homem tá dominado,
Acredite, está sim.

Na visita que fizemos,
Ao Roberto de Sousa
Ele não quis outra coisa,
Não quis nem um taquim
Do pão de arroz e mansape
Da casa do Tomazin.

Mundim acabe com isso
Quem pede é seu irmão
Não corra o grande risco,
Não ande na contramão,
Essa desgraça indigesta,
Vive sempre a fazer festa,
Quando vê um no caixão.

Meus versos mal ritimados,
Por cima de pé quebrados
Que não agradam a ninguém,
Mas, como sou seu amigo
E lhe quero muito bem,
Veja bem o que te digo,
E o recado que eles têm.

Lembre-se tio Zé de Ana
Que deixou o Sanharol,
Talvez na melhor hora,
Talvez no melhor momento,
Deixou-nos na saudade,
Ante um grande sofrimento.

Da poesia o arremedo,
Que lhe apresento agora
Eu não lhe faço segredo,
Vem chegando em boa hora,
Foi feito pra meter medo
Nessa teimosa caipora.

Antonio Morais

9 comentários:

  1. Prezados Poetas do Sanharol.

    Por favor não levem em conta nada que diga respeito a poesia, porque não existe nestes meus pé quebrados. Levem em conta a mensagem, o apelo que faço ao meu primo, meu irmão e meu camarada Mundim do Vale.

    Mundim, voce é especial, voce é muito valioso para nós, não se arrisque tanto. Fume menos.

    A. Morais
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Morais engrenou de vez
    Na poesia rimada
    Já não perde tempo em nada
    Verseja que dá prazer
    É bem gostoso de ler
    Já dá conselhos rimando
    E o Mundinho vai fumando,
    Dinheiro e saúde gastando
    Veja Lá que coisa feia
    Um homem de meia meia
    Sua saúde apagando.

    Mundim atenda o Morais
    Ele tá falando sério
    Esqueça de fumaçar
    Dê aos pulmões refrigério
    Olhe amigo não esqueça
    Você perde a sua cabeça
    E antecipe o cemitério.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Morais,

    Foi decretado o cerco ao Mundin. Os amigos precisam de apoiá-lo nessa sua nova decisão. De que valeria a vida, se não fossem os desafios?

    ResponderExcluir
  4. EU JÁ DISSE UMA VEZ
    MAS POSSO DA REPETECO
    FUMAR É UMA DESGRAÇA
    E EU NÃO QUERO UM TECO
    SE TEM UM ALGUÉM FUMANDO
    SAIO LOGO DO BOTECO

    FUMAR JÁ MATOU MUITA GENTE
    E CONTINUAR A MATAR
    SE ELE SEGUIR COM O VICIO
    SÓ UMA COISA POSSO AFIRMAR
    O CEMITÉRIO DA SAUDADE
    É E SERÁ SEU NOVO LUGAR

    ResponderExcluir
  5. A. Morais,
    Tá aprovado como conselheiro e como poeta. E só para ilustrar: morrem 23 pessoas, por hora, no Brasil, por causa de doenças causadas pelo cigarro. Isso mesmo, os números são inacreditáveis.
    PS. Você é poeta, Antônio, não dá pra disfarçar.

    ResponderExcluir
  6. Fumar

    Eu vou entrar na peleja
    Porque o assunto é serio
    Fumar e tomar cerveja
    Vai parar no cemitério

    Entre o prazer de beber
    E o prazer de ver a vida
    Cabe a você escolher
    Viver além da medida

    Ter uma vida saudável
    Sem precisar ser dopado
    Parece mais razoável
    E não é nenhum segredo

    Mundim amigo leal
    Inteligente e sem medo
    Tome o gole principal
    Abandone o vício cedo!

    Do amigo conterrâneo:

    Francisco Gonçalves de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Estou recebendo com muito carinho os conselhos dos amigos do blog.
    Aquele que estava afastado me deu também muita alegria pela surpresa do retorno ao Sanharol.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Luiz Carlos Correia Diniz - Disse

    Morais

    Na foto com Nanum você ficou longe dele para não pegar a fumaça.

    Ele falava que o coração dele é de Jesus, o pulmão da Sousa Cruz.

    Saudaçoes Varzealegresense.

    Lcarlos

    ResponderExcluir
  9. Poeta não perca comigo
    O valor que você tem
    Pra mim não vale um vintém
    Quem Poe a vida em perigo
    Cigarro é mesmo um castigo
    Que acaba em sofrimento
    Atente para o intento
    Que galera reclamou
    Pra mim a mulher fumou
    Perdeu setenta por cento

    Se a mulher perde este tanto
    O homem como vai ser
    Vivo a lhes repreender
    Pois gosto de você o quanto
    Escute bem esse canto
    Que esse canto é de lamento
    Não vá fechar com cimento
    A cova que fumou cavou
    Pra mim a mulher fumou
    Perdeu setenta por cento

    ResponderExcluir