Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

355 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


No início da década de 70 do século passado, o prefeito Pedro Sátiro colocou energia elétrica na ribeira do sitio Sanharol ao São Vicente. Eu comprei uma televisão e levei para minha mãe. Foi a primeira televisão da localidade.

A partir, de então, a sala da casa passou a ser um auditório onde homens, mulheres, rapazes, moças, meninos e meninas se juntavam para ver as programações e as novelas.

Uns sentados em cadeiras, outros sentados no chão, se acomodavam de qualquer jeito, e, sempre tinha uma bufa circulando o ambiente, nunca sendo possível identificar o dono.

Quem pode ter sido? Como é que pode uma coisa dessas? Comeu urubu sem tirar o papo, diziam os angustiados com a inhaca.

Dona Mariquinha  trazia a cadeira de casa e assistia sentada com o filho Benedito, de seis anos, no colo.

Quando uma bufa começou a circular no ambiente, Benedito  denunciou, gritou a todo pulmão: "Essa foi mãe".

Dona Mariquinha deu um cascudo tão condenado no filho que afundou a moleira. Benedito disparou num pranto, sem antes, esquecer de falar : Agente não pode mais nem falar a verdade!



2 comentários:

  1. Oh Sanharol bom danado para me dar saudades.

    ResponderExcluir
  2. Morais.

    Gostei do caso, muito engraçado. Teu caso me fez bem a saúde, pois ri à bessa! Tenho verdadeira empatia por peidos, acho que puxei a minha avó. Sempre que sentia algum fedor assemelhado com merda, D. Emilia não tinha dúvidas e culpava os animais.
    Sai cachorro! Esse animal tá podre!
    O que ela perdia em audição ganhava em olfato.re.

    ResponderExcluir