Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

349 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


"Rapaz, eu estumei Dr. Humberto nele".

Mundim do Sapo.

História.

Na década de 60 do século passado, Mundim do Sapo morava em Crato. Ficava sua casa bem próximo da Fabrica coca-cola.

Um belo dia, seu filho Raimundo retornava da escola e ao passar pela fabrica atirou um pedra na placa quebrando-a. O vigio seguiu Raimundo e viu onde morava. Avisou para o gerente da empresa que foi a casa do Mundim do Sapo zangado como um siri lata.

Escândalo formado, os vizinhos apavorados e Mundim calmo, tranquilo como se nada  estivesse acontecendo ouvia os desaforos. Por fim, o gerente falou : amanha dez horas eu espero o senhor com o dinheiro da placa, sob pena ser levado a delegacia.

Dr. Humberto Macário de Brito, primo e  grande amigo de Mundim era o prefeito do Crato. No outro dia, por volta de seis horas da manha Mundim estava contando o seu problema para Dr. Humberto.

Dr. Humberto ligou para o Gerente da coca-cola e disse : Quem está falando é o Dr. Humberto, o senhor levante o prejuízo da placa e mande receber comigo. Não vá mais na casa do meu amigo. Entendeu?

O gerente, como todo bajulador, se derreteu. Dr. Humberto, não foi nada não, foi só um trinco de nada, não se preocupe, dar para remendar.

Dr. Humberto olhou para o amigo e falou: pronto, está resolvido, vá pra casa e não se preocupe.

Quando Mundim chegou em casa, um vizinho, que assistiu o barraco  da noite anterior, perguntou: E aí seu Mundim, o homem se acalmou?

Mundim do Sapo respondeu: "Rapaz, eu "estumei" Dr. Humberto nele".


Um comentário:

  1. Pois é, quantas vezes os pais passam por bocados difíceis por conta das proezas dos filhos. A sorte de Mundim do Sapo é que tinha parente e amigo importante.

    ResponderExcluir