Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 15 de agosto de 2010

Cadeiras e calçadas ou historias da tristeza marrom - Xico Bizerra

Tinha a calçada e as cadeiras na calçada. Ainda menino, Bilico gostava de ficar ouvindo as histórias dos mais velhos, logo que a lua aparecia. Ali ouvia motes desembrulhados por Louro do Pajeú e Pinto de Monteiro, sabia-se das histórias de Lampião mas também descobria-se que a mulher da farmácia, que ‘tava separa-não-separa do dono do armazém, passara um calote em Emilinha, a manicure da Cidade; e que o médico recém-chegado era um homem bom, um doutor do bem que fazia consultas sem cobrar de quem não pudesse pagar-lhe. Estaria querendo ser Prefeito, no futuro? Bilico cresceu, estudou e tornou-se Dr. Bilico na cidade grande sem nunca esquecer as conversas/poesia que ouvia de seus pais, tios e avós.
Na casa em que foi morar havia uma calçada logo em seguida ao portão. E toda noite, ele colocava cadeiras e esperava, em vão, um vizinho sequer para, iluminados pela lua, prosearem uma conversa, escutarem um verso bonito. Desistiu. O portão era marrom, da mesma cor da sua tristeza.

2 comentários:

  1. Pois é Xico. Tá dificil, hoje em dia, encontrar um Zelo para prozear, dar gargalhadas e ser feliz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa é a nossa triste realidade. E não é apenas na cidade grande, não! A televisão, a internet e o desrespeito pelo ser humano vingou e maculou de marron a mais pura beleza do luar.

    Belo texto.

    ResponderExcluir