Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DEBATE POÉTCO II - Por Bidim e Mundim.

Nos dia da minha infância
Apesar de haver virtude
Educação e saúde
Estavam a grande distância
A maior ignorância
Trilhava os meios rurais,
Até pelas capitais
Poucos podiam estudar
QUANDO O MUNDO VEI PRESTAR
EU JÁ NÃO PRESTAVA MAIS.

Hoje alguns trabalhadores
Mesmo sendo analfabetos
Entre os seus filhos e netos
Surgem padres e doutores
Ministros e senadores
Coronéis e generais
Escolas e hospitais
Se encontra em qualquer lugar,
QUANDO O MUNDO VEI PRESTAR
EU JÁ NÃO PRESTAVA MAIS.

Não existia transporte
Por não existir estradas
Já hoje existe asfaltadas
Ligando o sul com o norte
Os carros de qualquer porte
Leva o viajante e trás
Transportam gêneros e metais
Os aviões cruzam o ar,
QUANDO O MUNDO VEI PRESTAR
EU JÁ NÃO PRESTAVA MAIS.

Hoje muitos lavradores
Já não utilizam enxadas
Por ser as terras tombadas
Por giricos ou tratores,
Ou por os cultivadores
Utilizando animais
Veneno pros vegetais
Máquinas para semear
QUANDO O MUNDO VEI PRESTAR
EU JÁ NÃO PRESTAVA MAIS.

Raimundo Lucas Bidinho
V. Alegre, 29 de janeiro de 1.997.



O bom poeta Bidinho
Diz que o mundo melhorou
Mas o vate se enganou
Porque o mundo é mesquinho.
Não mudou nem um pouquinho
Isso ninguém me contesta
Na minha rima modesta
Não sou de ficar calado.
SE NÃO PRESTOU NO PASSADO
HOJE É QUE O MUNDO NÃO PRESTA.

Se morria o cidadão
No punhal do cangaceiro
Hoje morre um grupo inteiro
Na queda de um avião.
Se existiu Lampião
Que a lembrança ainda resta
Hoje o bandido faz festa
Porque tem advogado.
SE NÃO PRESTOU NO PASSADO
HOJE É QUE O MUNDO NÃO PRESTA.

Hoje tem mais faculdade
E melhorou a escola
Mas o crime se atola
Na lama da impunidade.
Mentira chuta a verdade
E a violência se embesta
A vida fica funesta
Neste mundo alienado.
SE NÃO PRESTOU NO PASSADO
HOJE É QUE O MUNDO NÃO PRESTA.

Não quero contrariar
O que rimou o poeta
Mas pra coisa ser completa
Vai ter muito que mudar.
O IBAMA cancelar
A queimada da floresta
Pra voltar aquela festa
De passarinho afinado.
SE NÃO PRESTOU NO PASSADO
HOJE É QUE O MUNDO NÃO PRESTA.

Eu também na minha infância
Senti a mesma carência
Mas já tinha consciência
De viver na ignorância.
Já via o estudo a distância
Mas nem assim deu sugesta
E por isto escrevo esta
Achando o mundo abalado.
SE NÃO PRESTOU NO PASSADO
HOJE É QUE O MUNDO NÃO PRESTA.

Mundim do vale
Fortaleza, 30 de abril de 1.997

3 comentários:

  1. Dificil é saber qual do debates é mais bonito, se o um ou o dois.
    Parabens Mundim.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Morais.
    A última vez que visitei o poeta Bidim, ele me disse: - É danado Piauzim, tudo que eu faço você desmancha, pois eu vou desmanchar os seus também. Não deu mais tempo, o poeta morreu antes de me responder.
    Muitas saudades de Bidim.

    ResponderExcluir
  3. NINGUEM SABE QUAL DOS DOIS MUNDOS É O MELHOR; SE É O MUNDÃO DO MUNDIM OU O MUNDIM DO MUNDÃO.

    ResponderExcluir