Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Desafio - Por A. Morais

Maria Auxiliadora
Nossa mãe tão venerada
Nas aflições desta vida,
Sede nossa advogada.

Sede nossa advogada,
Sede nosso protetora,
Rogai por nós a Jesus,
Maria Auxiliadora.

Duas das quatro estrofes do Hino de Nossa Senhora Auxiliadora. Quem é a autora?

01 – Iracy Bezerra de Morais
02 – Soledade Meneses
03 – Isabel de Morais Rego
04 – Adelina Siebra
05 – Santa Correia
06 - Zefa do Sanharol

6 comentários:

  1. A historia da religiosidade de nossa terra deve muito a essas cidadãs cristãs e exemplares.

    ResponderExcluir
  2. Madrinha Zefa, sem sobra de dúvidas, relíquia e a mais santa religiosa do vale do Machado. Nós que somos moradores da comunidade do Sanharol e circunvizinhas devemos muito a essa guerreira mãe de todos nós, que dedicou sua vida a pregação religiosa e a catequizar o povo. Quanta saudade sinto de suas passagens pelo terreiro da minha casa, quando por diversas vezes ouvi ela dizer: Cotinha!!!!, Não bata em João, ele é um menino muito bom, você vai ter oportunidade de vê o futuro desse menino. Era uma verdadeira Santa.

    ResponderExcluir
  3. Que eu saiba este hino é de autoria das duas:Madrinha Zefa e Bebé.Mas eu fico com Izabel de Morais Rego.Pelo que me consta uma fez o verso e a outra a música.
    O mais interessante que as duas eram praticamente analfabetas.
    Abraços a todos amigos do Blog

    ResponderExcluir
  4. Eu fico muito emocionado quando falo de Madrinha Zefa. Além da afinidade que ela tinha para com todos nós, veja bem o parentesco o quanto era próximo. Madrinha Zefa , casada com Pedro André, era prima legítima do meu vovô e vovó, José Alves Feitosa Bitu e Dona Bilinha, Pedro André, também tinha o mesmo parentesco. Parece até que estou vendo todos sentados no parapeito de sua morada, quando à tardinha ela fazia as suas pregações, com vista a ensinar as rezas em preparo da primeira comunhão. Morais, com os meus olhos cheios de lágrimas, quero lhe dizer de público a admiração o carinho todo especial que tinha e tenho pela sua inesquecível vovó, minha grande admiradora e segunda mãe, Madrinha Sefa.

    ResponderExcluir
  5. Morais
    Creio que o Giovani tem a resposta certa,só que o João também levaria um prémio,João vc derriba meu parapeito,era assim que eu carinhosamente a chamava:Madrinha Zefa.

    ResponderExcluir
  6. Prezado João Bitu.

    Agradeço as suas palavras bondosas. Os nossos avós eram primos legitimos entre si. A pergunta é a autoria da letra. Portanto Giovane acertou, a letra é de Isabel de Morais Rego, filha caçula de Jose Raimundo do Sanharol e mãe de Zefa de Sanharol.

    Giovane

    Voce acertou duas vezes. A letra era de Isabel de Morais Rego e a musica de Raimundo de Morais Rego, filha de Isabel.

    Luiz Lisboa.

    O Parapeito onde nós brincavamos entre os pés de Trapiá e Pereiro. Lembra?

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir