Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

373 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


“E comigo e contigo também”.

Chichica do Rato.

História.

Quem não lembra. A missa das cinco horas, Chichica chegava à igreja, desfilando pela antiga rua Major Joaquim Alves,  toda pronta, maquiada, perfumada, cheia de anéis, brincos e pulseiras.

Postava-se perfilada diante do altar e quando o Padre  começava a rezar a missa ela estava atenta, de olhos bem abugalhados.

O padre dizia: O senhor esteja convosco, ela soltava a todo pulmão: "E comigo e contigo também". Pois é, ninguém ficava de fora.

 O Senhor estava com todos.


2 comentários:

  1. Bons tempos aqueles. Mais uma vez registramos as histórias de chichica, histórias de nossa gente. Histórias boas de contar e de ouvir.

    ResponderExcluir
  2. Chichica andava sempre muito alinhada. Roupas extravagantes, muitas jóias etc. Certa vez estava com um relógio de pulso muito bonito e perguntei : Que relógio bonito Chichica. Que horas são? Ela deu uma cubada no relógio e respondeu : Vije, já são bem dez, se num já for onze ou doze.

    ResponderExcluir