Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A gata do Sanharol - Por A. Morais

Na terceira vez que Chaninha, a gatinha de estimação, chegou com um peixe, todos da casa do Sanharol ficaram admirados. Fiquei encarregado de pastorar e descobri como a gata conseguia fazer aquela façanha.
Numa tardinha, a gata saiu na direção do Pocinho de João do Sapo e eu acompanhei a certa distancia. Perto do Poço, a gata deu um pinote prum lado do mato e quando reapareceu estava com um “caçote” na boca. A gata andava e eu acompanhava.

No poço existia uma cerca que o dividia em duas partes. A gata subiu a cerca e saiu andando muito faceira até o local onde a água e a cerca se nivelavam. A gata se acomodou, deu uma dentada no caçote, tirou uma isca colocou na unha e enfiou na água.

Num segundo o peixe visgou e a gata arrastou para fora dagua. Daí por diante foi fácil, fez o caminho de volta para casa, e, sempre que conto esta proeza de Chaninha aparece alguém para me chamar de mentiroso..

5 comentários:

  1. Convem lembrar que os peixes não eram tão grandes assim, até porque no pocinho não tinha peixe grande, eram peixas em torno de treis kilos apenas. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa sua história Morais!ahahahahah! (Eu procurando como grafar melhor uma risada, essa aqui é melhor, é de macho!)
    Acredito que sua história é verdadeira por um simples detalhe: Quem narra é você e quem pescou o peixe, com irca de caçote, foi a gata, porque não acredito em história contada por pescador.
    rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. As Gatas
    A chaninha do sanharol e a gata dos araçás.
    Numa sexta feira 13 do dito mês de agosto
    Resolvem que juntando os peixes e os preás
    Cada uma trabalhando de acordo no seu posto

    Poderiam dessa forma muita comida ganhar
    Mas, há coisas que só sendo um encosto.
    É que as gatas começaram a se estranhar
    A gata dos araçás comia só preá frito

    E a outra do sanharol vivia a vida a pescar
    Numa sexta feira 13 aconteceu o conflito
    A que só caçava peixe queria saborear

    Do gosto dos preás que tinha em seu recinto
    Assim juntaram-se as duas e foram comemorar
    Delicioso banquete com rãs, peixes e preás.

    ResponderExcluir
  4. É...

    Morais;

    toda história de trancoso é verdadeira segundo a visão do contador de histórias.

    Vejam só, isso é a mais pura verdade eu tava lá seguindo o Morais, e vi até ele se abaixar na moita quando a gata chaninha olhou para trás. Acho que ela não queria ser seguida ou não queria ensinar matuto a pegar peixe com a mão.

    Kkkkk Kkkkk Kkkkk Kkkkk Kkkkk.

    E ai Fco Gonçalves, essa sim é risada de macho - toda escancarada, sem respeito e sem temor.

    Um grande abraço do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. Vicente.

    Pesquisei na Wikipédia a onomatopéia do riso, mas só encontrei risinho, por que risada mesmo, gaitada pra valer é Rá,rá,rá, igual a do meu tio, Raimundo Carlos. Bem, na verdade tio Raimundo não ria zumbia,zzzzzz.

    ResponderExcluir