Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 13 de junho de 2017

Raimunda de Morais Rego - Por Antônio Morais


Pedro Alves de Brito,  da Palmeirinha em Crato, visitando as primas  do Sanharol.

Benedito André, depois que ficou viúvo, numa desbulha de feijão na casa de Pedro André, alguém sugeriu que ele deveria casar-se com Raimundo de Morais Rego, Mundinha do Sanharol.

Ele ficou num pé e noutro, mais animado do que pinto em monturo e partiu para conquista. Eis a resposta dada por minha querida madrinha:

Não me caso com viúvo
Nem que a corda dê o nó,
Pra depois não me dizer
Que a finada era melhor.

O desgosto de Benedito foi grande. Esta historia, uma das melhores que conheci de minha não deve nem pode ser jogada na vala  profunda  do esquecimento.

3 comentários:

  1. Prezados amigos.

    Benedito André e Raimunda do Sanharol eram primos legitimos. Mundinha não quiz Benedito porque era viuvo e não quiz os outros porque preferiu viver a vida solteira na companhia dos irmãos e assim sendo não se casou com ninguem. Eu tenha muitas lembranhas de minha tia e muitas saudades tambem. Era um genio, haja vista esta resposta.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa Morais...Muito criativos esses versos.....srrsrsr...

    ResponderExcluir
  3. ouvi várias vezes meu avô contar esta história e dizer que não entendia a resposta. Mas ela foi muito clara. Mas depois ele termonou casando com Mimosa, da Tapera, com quem tiveram mais quatro filhos,completando 13, deixou 102 netos. Vários já faleceram,

    ResponderExcluir