Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Voce já viu alguem fazer isto? - Por A. Morais

Em meados da década de 1950 do século passado, as atrações da festa de São Raimundo eram as novenas e a Banda de musica. Praticamente não existia festa social, a festa se resumia a parte religiosa. Hoje é pouco reza e muito social misturado com política e coisas mais. Naquela época, nós descíamos do Sanharol e esperamos a banda se perfilar na casa de Mestre Antonio e seguíamos até a igreja. Em lá chegando, ouvíamos alguns dobrados, as ladainhas e no final da novena voltávamos novamente acompanhando a banda. Ao todo eram de 18 a 20 musicos. Posso afirmar sem a menor hipótese de errar, os músicos não faziam o tarrabufado que Amadeu e Geraldo Teté fazem neste vídeo sem instrumento algum.

Dedicado aos amigos Luiz Lisboa e Francisco Gonçalves de Oliveira.

10 comentários:

  1. Este video registra parte da cultura e da verve de nossa gente. Infelizmente do Geraldo Teté só temos a memoria, mas o Amadeu nos dar a alegria com sua presença amiga na cidade, nos ECCs, nos clubes de serviços. A finalidade do Blog é esta: resgatar a historia desses maravilhosos conterraneos. E nada melhor do que este periodo de festas do nosso padroeiro para fazê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, voltei no tempo agora. Isso é impagável.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Prezado Paulinho.

    No dia que eu estou abestaiado eu vejo este video varias vezes. E quanto mais vejo mais dou rizadas.

    ResponderExcluir
  4. Paulinho e Morais. Agumas coisa como essas e da mesma antiguidade
    eu tenho no meu acervo. O que me falta é tempo e desposição, para
    procurar.
    Abraços.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  5. Raimundinho,
    Eu e o Morais (João) fizemos uma série de filmagens em Várzea Alegre e, dentre elas, tinha o Geraldo. Será que elas existem aínda?

    ResponderExcluir
  6. Paulinho.

    Nanum me enviou e eu separei em partes e já fiz algumas postagens e estou reprizando. Uma produção genoinamente do aquario dos Piaus com sua participação.

    Amanha estarei postando o hino de Varzea-Alegre e o hino de São Raimundo e Linda Brejeira, talvez a melhor delas.

    ResponderExcluir
  7. Morais:
    Já estou esperando o amanhã.

    ResponderExcluir
  8. Morais.

    Esse é de fato um dos meus vídeos preferidos em meus momentos abestaiado, como bem citou você em seu comentário. Pesquisando coisas da nossa rajalegre escontrei com essa preciosidade no youtube.
    (risada de macho): kkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  9. Me recordo que na Festa de Agosto ou no Carnaval quando levávamos amigos de fora para nossa cidade sempre faziamos questão de exibir Geraldo Teté para os mesmos. Sempre quando estavamos num restaurante ou bar de nossa terra que Geraldo ia passando nos chamavamos ele para mostrar o seu talento na arte de transformar o suvaco em bunda.
    As que eu gostava mais era a imitação de jumento assoviando com o beiço e o hino de São Raimundo Nonato que ao final ele fazia o foguetório!
    Muito boa a lembrança!

    ResponderExcluir