Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 8 de setembro de 2012

Zelim - Por A. Morais

No inicio da década de 70 do século passado, Jose Alves de Morais, o conhecido Zelim teve uma crise mental e foi ao Crato fazer um tratamento psiquiátrico. Quando voltou curado, graças a Deus nunca mais teve crise tão forte como aquela. De passagem pela casa de Santiago disse: no Crato eu vi um radio que agente vê as pessoas conversando dentro.
Naturalmente Zelim se referia a Televisão, novidade que ainda não havia chegado nestas bandas de Várzea-Alegre. Depois desta informação, Pedila disse: pronto, podem amarrar Zelim e levar para Crato novamente que ele endoidou de novo.

4 comentários:

  1. Um radio que agente vê as pessoas conversando dentro. Eita Zelim bom danado!

    ResponderExcluir
  2. É por isso que sempre entro no blog do sanharol, hoje mais seguro, pois uma vez ao passar pelo sanharol, não no sítio, mas por um exame delas, fiquei com os cabelos pegajosos. Para quem não sabe o ataque desse tipo de abelha é nos cabelos.
    Prestem atenção! Essa é uma história verdadeira, o fato de nunca ter participado dela com ninguém é por receio de que não me levassem a sério, mas como aqui não tem mentiroso, vamos a história:
    Uma vez apareceu na casa do meu avô uma gata preta, com uma estrela branca na testa, a ponta do rabo branca e muito boa de caça, e que logo ficou fazendo parte da família. Todo dia ela trazia um preá como suvenir. Estávamos todos na calçada quando ela aparece desesperada. Como estava prenhe pensamos que havia dado cria no mato. Só que o animal não parava de circular em volta do terreiro de casa, e como sempre fui curioso entrei no mato com a esperança de descobrir o que estava acontecendo ou de encontrar sua prole se fosse o caso. Andei alguns metros em volta da casa e descobrí o mistério. E, é aqui, onde espero que em hipótese alguma, ponha em dúvida o meu relato.
    A gata havia dado cria a sete gatinhos, todos com a mesma marca da mãe, uma estrela na testa e a ponta do rabo branco. Aí foi que descobri por que ela não estava com os seus filhotes. Cada um dos sete gatinhos haviam caçado um preá, e cumprindo suas obrigações não podiam abandonar a caça.

    ResponderExcluir
  3. Zelin morava no Baixio dos Primos, local de muita fartura, onde no período de minha adolescência e infância passava meu período de férias na casa de minha tia Antonieta Bitu, hoje ainda viva com 101 anos.
    Zelin, irmão de Raimundo Rozeno e Maria Rozeno era uma pessoa pobre, mas muito satisfeito com sua vida. Gostava muito de contratar Inácio dos doces para fazer festa de Casemiro Coco em sua residência. Tempo bom que mancou um evo na minha vida e demais familiares, que tiveram oportunidades de apreciarem suas belezas naturais deste belíssimo paraíso.
    no período dessa doença acometida por Zelin, José André, pai de Morais vez um trabalho solidário arrecadando dinheiro em toda Comunidade circunvizinhas, com vista a custear as despesas com transporte e hospital. José André, homem de caráter e moral, que durante sua vida só fez o bem sem olhar a quem.

    ResponderExcluir