Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 23 de setembro de 2012

POLITICA - Por Antonio Morais

Prezado Amigo Washington Luis de Souza

Meus cumprimentos.

Li seu comentário na postagem do "Manifesto" com bastante atenção. Li e reli. Costumo comentar toda e qualquer postagem do Blog. Seja de qualquer segmento de interesse da sociedade ou por quem quer que seja postada. Não faço diferença. Faço em consideração ao colaborador. O rozario de comentários meus nomeados para mostrar uma possível tendencia partidária não será exitoso por que eu não a tenho. Quando escrevo algo, escrevo o meu pensamento, não estou invadindo o ponto de vista alheio e muito menos desejo que alguém pense igual a mim. Esta frase do Mario Covas na abertura do Blog não está aí por ser dele, se fosse de outra autoria estaria tambem, sem duvida, ela tem um significado profundo e democratico.

Prezado amigo. Veja bem, com relação candidatura do nosso conterrâneo Tiririca, eu acho que não foi o Tiririca que procurou o partido, muito pelo contrario, o PR é que o procurou para tirar proveito de sua popularidade. O artista está sendo explorada no Ceara pelos candidatos locais, o tempo da TV está sendo usado não para os candidatos mostrarem suas propostas e sim para Tiririca dizer - Ou candidatos lindos!

Num pais serio o Valdemar Costa Lima não seria candidato. No Brasil é, e, o pior, se não tirar votos o Tiririca o elege. O Agnaldo Timóteo se elegeu deputado, ao tomar posse apanhou um telefone e disse: Mamãe, estou aqui na Câmara Federal e nada mais fez. Juruna andava com um gravador - índio grava era sua marca. Clodovil também teve a sua oportunidade e uma de suas ações foi chamar uma colega deputada de feia a levando aos prantos em plenário. E o Eneas elegeu outros quatro deputados para darem exemplos menos dignos. Não são estas as atribuições de um parlamentar.

O fato é que nos países civilizados existem dois ou três partidos. No Brasil cada líder tem um, são 40 partidos para chantageiar o poder e alimentar políticos sagazes e espertos. O FHC foi buscar Pelé para ser ministro, o Lula colocou o Gilberto Gil. A pergunta é: será que esses homens queriam ser ministros? Será que não existia alguém mais preparado para pasta?

Prezado amigo Conterrâneo, uma eleição nada mais é do que um processo de escolha, e se escolhe comparando. Compare as lutas e trabalhos do Vicentinho em prol da classe que representa e diga se é justo que ele arrecade menos recursos do que o PR arrecadou para Tiririca? O fato verdadeiro é esse - Vote no Tiririca e eleja o Valdemar, não fica pior do que está.

3 comentários:

  1. Morais:

    Pensei utilizar o espaço COMENTÁRIOS, transcrevendo uma matéria da VEJA sob título: "Votos de protesto: o que acontece quando um cacareco assume o mandato".

    Mas o assunto é tão interessante que resolvi fazê-lo numa postagem completa.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais,

    Quero lhe dar os parabéns. Na verdade vc é muito corajoso.
    Sei que onde está, aliás, no Nordeste, o governo é (muito) grande maioria. Você é portanto uma voz destoante. E essa coerência você carrega, deixando que todos se manifestem, mas não se furtando a dar suas opiniôes.
    Hoje. somos a minoria, a voz distoante, enquanto a elite de empresários, banqueiros, partidos políticos os mais variados, militam em favor do governo.
    Fazemos parte de uma classe média trabalhadora, sofrida, que paga todos os impostos (massacrantes)e ainda é acusada de elitismo. Meu Deus, que fala retrógrada, conservadora.
    O mundo desistiu do socialismo. A Europa desistiu da social-democracia. E essa lenga-lenga agora invade a América Latina, com personagens tacanhos e extremamente risíveis.
    Mas o que eu quero lhe dizer mesmo, é que admiro muito sua postura e coragem. Não deve ser fácil para você .

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dr. José Bitu.

    Bom dia.

    Eu nasci no Sanharol no inicio da decada de 1950, na epoca da UDN e do PSD. Naquela epoca todos do Sanharol faziam parte da mesma familia. Eram irmãos, sobrinhos, primos, tios, netos etc. Uns eram partidarios de um partido e outros não. Na mesma casa os votos eram divididos em partes iguais para Mininim Bitu do PSD e Nicolau Satiro da UDN. Isso é o que podiamos chamar DEMOCRACIA, especialmente porque os daqueles velhos tempos eram, semi-analfabetos. Hoje em dia, não há aquele sentido de entendimento, mesmo quando cobramos. Na abertura do Blog tem uma frase muito bonita do Mario Covas, a frase diz tudo: neste Blog todos tem o sagrado direito de postar todo e qualquer assunto e defendê-lo. Muitos leitores me chamam de PSDbista por que tem a foto do Mario para chamar a atenção para a frase, outros porque critico o governo Lula quando este erra feio. O fato é que o atual governo não teve o zelo necessario para merecer sempre o respeito da sociedade, vez por outra, o proprio governo reconhece os problemas como agora fez o Lula com a Erenice. Voltando ao passado, quando eu tinha os meus cinco anos, numa epoca de dificil comunicação, pois somente chegava a Varzea-Alegre a Revista Cruzeiro eu via Chico Bitu, o nosso saudoso Titio e Ze de Ana falando de politica. Eles sabiam tudo, os nomes dos governadores da Guanabara, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, e foram os maiores Udnistas que conheci. Não fico triste quando leitores fazem campanha por Email para deixarem de acessar o Blog, fico chateado porque perde-se uma oportunidade de se fazer um debate onde todos coloquem os seus argumentos e os defendam. Eu acho que o problema é que contra fatos não há argumentos.

    Um grande Abraço e depois contarei a historia da eleição de 1958 quando o seu tio Dr. Dario se elegeu prefeito de nossa terra.

    ResponderExcluir