Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Desafio - Raimundo Wilton Bitu Moreno

Clic na foto. Acho praticamente impossivel identificar alguem. O desafio é localizar a Rua identificando-a. Fica bem no centro da cidade. Centro comercial. Abraços a todos e os nossos agradecimentos ao Wilton Bitu.

8 comentários:

  1. Prezados amigos.

    Eu tenho na cachola uma ideia da localização desta rua. Posso e farei a relação de comerciantes estabelicidos nela, a epoca, e, posso acrescentar que este local está muito modificado. A foto é bastante antiga, provavelmente tirada num dia de São Raimund etc. O Wilton conhece maiores detalhes e nos informará.

    ResponderExcluir
  2. Foto do centro de Várzea-Alegre nas proximidades da praça antiga, rua onde ficava o comércio de Raimundo Silvino, José Bilé, Inacinho, e outro que já se foram e deixaram muitas saudades. Primo Raimundo Wilton, você tem que no final de cada foto identificar os personagens para que tenhamos o seu devido conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Essas fotos disponibilizados por Rdo Wilton foram resgatas após a morte de Tio Júlio, muitas das pessoas que aparecem nelas nós não sabemos quem são, a idéia é a de que outras pessoas vejam as fotos e reconheçam nelas parentes, amigos, falecidos, época, lugar, etc. Submetam elas aos familiares e conterrâneos mais velhos para que possamos resgatar essas memórias...

    ResponderExcluir
  4. Prezado João Bitu.

    É verdade. A rua está situada em frente a praça dos motoristas. Entre a antiga Major Joaquim Alves e a Jose Correia, começando pela antiga sapataria de Jose de Ana do Roçado dentro, hoje um mercantil dos seus netos, o Café de João de Adelia ou João Maduro, Sapataria de Zé do Norte, Loja de tecidos de Vicente Ferreira e de Inacinho Etc. Muito bem João. Solicitamos do Raimundo Wilton que acrescente toda e qualquer informação a mais que conste nesta e nas outras postagens de importantes fotos de nossa terra.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Robsom Bitu.

    Exatamente. Muito importante o seu depoimento. Esperamos que haja manifestação de pessoas da epoca e que conheçam as pessoas. As dificuldades adveem do fato de muita gente deixar que a historia e a memoria se perca na vala do esquecimento. Agradeço a sua visita e contribuição. Receba um abraço fraterno.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  6. Como falei, centro de Várzea-Alegre, na foto tem como identificar um canto da praça com um pé de benjamim. Nesta rua ficava o comercio de Inacinho, o café de João de Adélia, a loja de seu José de Ana e permanece hoje a padaria de Chico padeiro, sapataria de José do Norte, loja de Nenen de José Vito, etc.

    ResponderExcluir
  7. Notem que essa foto foi tirada em frente a antiga delegacia.

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos,

    Eu tenho a impressão que, nessa foto, ainda não estava aberta a rua José Correia Sobrinho (ao lado da sapataria de Zé de Ana).

    Um abraço.

    ResponderExcluir