Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ELEIÇÕES/2010 - Por Vicente Almeida

CARTA ABERTA AO ELEITOR

Caro eleitor:

Será que com tanta opção para votar, ainda vai ter alguém que se dará ao trabalho de gastar combustível em seu veículo, usar transporte coletivo ou mesmo ir a pé até a sua seção eleitoral, perder seu tempo na fila, brigar por candidato, e ao chegar à urna VOTAR EM BRANCO?

Considere que quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito, e neste caso, sem querer, você terminará elegendo as pessoas mais incompetentes e despreparadas para o cargo. Votar em branco, não é voto de protesto é uma demonstração de incapacidade para tomar decisão.

Qualquer que seja a sua tendência política, no dia três de outubro, indique alguém que você julgue com alguma capacidade, mas, não tenha tanto trabalho para fazer tudo certo, e ao chegar o grande momento se tornar um omisso das responsabilidades eleitorais. Faça a sua escolha, não anule o seu voto. Ele é a sua arma mais preciosa. Nossos governantes e nossos representantes no poder legislativo são o resultado da nossa vontade, Ninguém governa se não o elegermos.

O eleitor indeciso, que votar em branco passará quatro longos anos tentando confundir os outros e enganando a si mesmo. A uns, dirá que votou e a outros dirá que não votou em ninguém, tudo isso conforme a ocasião. Vamos deixar essa conduta para os eleitores analfabetos, eles realmente não sabem o que fazem.

Da mesma forma, votar somente na legenda do partido é passar uma procuração em branco, dizendo: “Qualquer candidato que for escolhido está bom para mim”. SERÁ? È isso que você quer?

Melhor protesto seria não comparecer as urnas, do que ter todo esse trabalho para votar, e votar em branco, pensando que está dando um voto de protesto, mas o voto é obrigatório. Então vamos cumprir nosso dever de cidadão.

São muitas as opções em quem votar. Só no Estado do Ceará temos 603 candidatos a Deputado Estadual, 154 candidatos a Deputado Federal, 10 candidatos a senadores – PODEREMOS ESCOLHER 02 – 07 candidatos ao Governo do Estado e 09 candidatos a Presidência da República.

Em todo o Brasil a Justiça Eleitoral registrou 20.944 candidatos.

Se quisermos mudanças, precisamos fazer a nossa parte – COM O VOTO – Levando em consideração que as mudanças não ocorrem segundo a nossa vontade. Tudo tem seu tempo certo.

Foram muito bons e proveitosos nossos debates sobre política e políticos neste blog, mas chegou a hora da verdade. Seu candidato ganhando será motivo de alegria, perdendo não será motivo para rasgar o verbo contra os demais. E será sempre assim, a política também é um jogo, uns ganham e outros perdem.

Abraços do

Vicente Almeida

4 comentários:

  1. Prezado Viicente.

    Se 50% mais um voto fossem brancos a eleição seria nula e haveria uma nova eleição em 45 dias e os candidatos da eleição nula não poderiam se candidatar, diz a constituição. Isso é o que a população não sabe porque ninguem tem interesse de informar. Voce tem razão, um voto nulo nada mais é do que dar a oportunidade dos outros decidirem por voce. A eleição é um processo de escolha, e, se escolhe comparando, no meio de tantos candidatos tem sempre um melhor do que o outro. Parabens pela bela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Falando em eleições.... Aqui em Portugal, nos jornais televisivos,é notícia - recheada de "piada", a propaganda eleitoral do Tiririca, Marcelinho Carioca, Maguila e Mulher Pera. Até o âncora ri de tanta palhaçada.....
    É assim..............

    ResponderExcluir
  3. Prezada Klebia.

    Virou deboche. É a vez dos oportunistas. No Brasil pouca coisa é levado a serio. Até a justiça, a Suprema Corte, que retardava mas era a ultima esperança, hoje em dia empata. O placar é como fotebol: 5 a 5. Ou seja nada decide. Pode?

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Vicente almeida

    Parabéns pelo seu alerta sobre como devemos votar. Infelismente o eleitor ainda precisa desse tipo de informação.
    Segunda feira teremos novos assuntos a tratar aqui no blog. Um conselho: Quem perdeu não chore e quem ganhou não se avexe!

    ResponderExcluir