Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

377 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Esta é a estrada que ligava o Sanharol a Várzea-Alegre. A cidade avançou em direção do antigo sitio e o transformou em bairro.

A foto foi colhida  do Sanharol e se vê a altura da primeira curva a casa de Raimundo de João do Sapo, logo em seguida a cidade, e, por último a Serra Negra.

Por esta estrada, o caminho da saudade, nós íamos e voltávamos do colégio sol ou chuva conduzindo as nossas esperanças, sonhos e ideais.

Com o progresso a encontramos asfaltada nos dias de hoje. O sitio, antes  calmo, ordeiro e prazeroso, foi engolido  por favelas ocupadas por desconhecidos e estranhos.

Veja se é possível não sentir saudades.


3 comentários:

  1. Faremos postagens com fotos ineditas. O que voce acha de uma foto de 1937? Do caminhão do Ze Felipe? Duvida? Aguarde.

    ResponderExcluir
  2. ESSA FOTO ME FEZ PENSAR NO POSITIVO E NEGATIVO DO TRADICIONAL E DO PROGRESSO. ME FEZ FAZER UM PARÂMETRO DE QUAL TRANQÜILO, MAS VAGAROSO ERA TRAFEGAR POR ESSAS ESTRADAS NESSA ÉPOCA. MAS ACREDITO, EU NÃO SEI. QUE OS ERAM POUCOS OS ACIDENTES. E QUANTOS NÃO JÁ SE FORAM DEPOIS DESSA ESTRADA AFASTADA. FUGINDO DESSA NOSTALGIA. VI NA FOTO 4 EDIFICAÇÕES QUE A MIM CHAMARAM ATENÇÃO. A TORRE DA NOSSA IGREJA DE SÃO RAIMUNDO NONATO, A CAIXA D’ÁGUA DO ALTO DA PREFEITURA, O ATUAL ELEFANTE BRANCO DA CIDADE, UMA QUE ACHO QUE DEVE SER O AUDITÓRIO DA ESCOLA DR. PEDRO SÁTIRO E, UMA OUTRA CAIXA D’ÁGUA. ESSA EU NÃO LEMBRO. PRÓXIMO DE UMAS CASAS QUE ATÉ PARECE O CONJUNTO SÃO RAIMUNDO OU BAIXIO DO EXÚ OU FINAL DO BAIRRO VARJOTA; NÃO SEI BEM. DE QUE ANO É FOTO PARA TERMOS NOÇÃO DO QUE APARECE NELA. MAS MUITO BOM E IMPORTANTE A PRESERVAÇÃO DESSE HISTÓRICO ACERVO CULTURAL. PARABÉNS JULIO; VILTON E MORAIS

    ResponderExcluir
  3. Essa foto e o comentário de Morais retratam muito bem como eram difíceis as condiçoes há um tempo não tão distante assim.
    Para dar um exemplo do fato, registro que no ano de 1974 - um dos que mais choveu no Ceará - eu trafegava diariamente, de bicicleta ou à pé, o trajeto do Sanharol para Várzea Alegre.
    É que à época, frequentava o Curso Madureza Ginasial, cujas aulas aconteciam no Colégio São Raimundo Nonato, no horário de 18:30 às 22:00 horas. Por aí deve-se depreender que passei muito medo, tanto das chuvas como dos cachorros, que acançavam em mim, quando voltava àquela hora da noite para casa, muitas vezes sozinho.
    Valendo registrar que à época tal rodovia ainda não possuí revestimento asfáltico, portanto, com as chuvas frequentes, na fase invernosa, eu andava mais tempo empurrando a bicicleta do que montado nela. Mas valeu a pena o meu esforço. Porque com ajuda dos estudos e de Deus consegui me firmar em um novo rumo, onde assumi trabalhos e remunerações dignas, além de ter adquirido diversos conhecimentos e muitas boas amizades.

    ResponderExcluir