Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Palhaços e Palhaços - Por Xico Bizerra


Gosto dos palhaços! Dos de verdade, dos patrões da fantasia, não daqueles que praticam palhaçadas tristes e vergonhosas nos planaltos brasileiros nos dia-a-dias de hoje.

Gosto dos palhaços que fazem rir de alegria as crianças e seus avós. E hoje eles são tão poucos, quase não os vemos mais. Não choremos: os palhaços de verdade ficarão para sempre. Os outros, se irão na poeira da vergonha, da hipocrisia. Ficará a alegria dos alegres, daqueles que mesmo desconfiando que enquanto nos fazia rir sua esposa o traía no camarim do mágico.

Mas isso ele resolveria depois. Naqueles momentos, seus olhos pintados, sua bocarra vermelha, sua máscara tinham também o objetivo de ocultar do mundo seu sofrimento, sua dor. Seu ofício, nobre, era nos fazer rir. Ainda hoje gosto dos palhaços. Apenas dos de verdade. Não tolero o Guia Eleitoral.

2 comentários:

  1. Triste é ver os palhaços se apresentando em nome de beltrano, sicrano ou beltrana, por que não são palhaços de si proprios. Houve tempo que cada um se apresentava por meio de sua biografia, folha de serviços prestados, sua honra enquanto homem, chefe de familia, como profissional ou cidadão. Hoje, debocham da democracia porque o povo é debochado, é o principal palhaço.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que esses palhaços sem graça andaram até tentando impedir o trabalho dos verdadeiros humoristas, querendo impedir as piadas destes sobre política...

    ResponderExcluir