Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Uma boa notícia -- postado por Armando Lopes Rafael


Nomes de origem estrangeira poderão ser proibidos

Fonte: jornal O POVO, 10-09-2010

É o que propõe o Projeto de Lei em análise na Câmara. Atualmente, a lei veda o registro de nomes que possam expor as pessoas ao ridículo
Está em análise, na Câmara, o Projeto de Lei que proíbe o registro de nomes de origem estrangeira. Atualmente, a lei veda o registro de nomes que possam expor as pessoas ao ridículo. O deputado Paulo Magalhães (DEM-BA), autor da proposta, argumenta que por causa da adoção de nomes estrangeiros ou de suas formas aportuguesadas sempre surgem nomes exóticos até mesmo impronunciáveis que colocam seus possuidores em situações inconvenientes e constrangedoras. "O nome acompanha e marca a personalidade do ser humano por toda a sua vida. É inadmissível permitir que seja atribuído a um bebê um prenome que o deprimirá quando a razão lhe vier", afirma o deputado.


O projeto mantém a possibilidade de os pais, quando não se conformarem com a recusa do oficial, submeterem por escrito o caso à decisão de um juiz, independentemente da cobrança de quaisquer emolumentos.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter de urgência, será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

3 comentários:

  1. Parece piada, mas não é. Existem brasileiros registrados com os nomes abaixo:

    - Valdísnei: em homenagem ao grande Walt Disney.
    - Kalifornia Drim dos Santos e Roliude dos Santos (irmãos gêmeos)
    - Jean Claude Van Dame da Silva
    - Ellen Geoáite: Homenagem a uma escritora americana chamada Ellen G. White.
    - Maycom Géquiçom: Sem comentários.

    ResponderExcluir
  2. Teve uma época que foi modismo colocar os nomes dos filhos com sílabas tiradas dos nomes dos pais.
    O mais conhecido exemplo foi do primogênito de uma senhora chamada Catarina, casada com um Francisco.
    O nome do guri?
    CATACISCO...

    ResponderExcluir
  3. Armando.

    Em Varzea-Alegre, Manuel de Martins foi registrar o filho e disse para o tabelião que o nome do menino seria Luiz Filho. O tabelião contestou: como Luiz Filho se o nome do pai é manuel. E ele, bem humorado respondeu: porque eu acho o nome Luiz filho muito bonito.

    ResponderExcluir