Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de novembro de 2023

279 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

15 de Outubro - Dia do professor.

Educandário Santa Inês, professora Elisa Gomes Correia, postagem dedicada aos ex-colegas na foto acima.

Algumas identificações: Homens da esquerda para direita: por trás: Danilo Correia, Eu- Antônio Morais, Juvenal Carlos, não identificado, Chico Holanda, Raimundo Alves, na frente na mesma ordem: Viana Neto, Derão, Jairo Filho, Zé Dilas, Evaldo Mirim, Pedro Morais.

As mulheres identifico poucas: a mais alta Maria José Andrade, sobrinha do Padre Otávio, casada com um filho de João Bilé do Coité, as pequenas de óculos bem a frente são filhas de Jairo Diniz, vê-se também Dondom Máximo e Isabel de Manuel Caleiro.

A foto é de 1964, tem portanto 54 anos. Salve o professor no seu dia. Viva Dona Elisa, Dona Dozina, Dona Iraci, Dona Maria Luiza Correia, Dona Ormicida, Dona Rivandir, Dona Dolores, brilhantes professoras que marcaram suas épocas com muito carinho, paciência, trabalho e dedicação.

Se você foi aluno de uma destas professoras traga o seu depoimento, a sua homenagem.

Abraços de saudades.


3 comentários:

  1. Prezado amigo.
    Se deixei de nominar alguma mestra ou mestre não foi de proposito, foi por engano, sei que muitos abnegados professores e professoras existiram alem dos citados, mas estes jamais serão esquecidos da historia de nossa cidade e de nossa gente. Fica a sugestão para que os demais comentaristas façam suas listas de nomes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo.

    Se você observar bem a foto verá que a sala de aulas era a primeira e que existiam duas portas que davam acesso ao restante da casa cujos guardiãos eram o Coração de Jesus e o Coração de Maria, voce pode vê as imagens, simbolos da fé de nossa querida mestre.

    ResponderExcluir
  3. Morais,

    O time que você colocou em campo é de primeira grandeza, porém ainda coloco aí duas ex-profesoras: Rita Vieira, a número um, e Dona Zulmira Siebra, mãe de dona Ormicinda.

    Parabéns, em nome deste magistral time, a todos os educadores de Várzea Alegre.

    ResponderExcluir